Pesquisar
Close this search box.
/
/
Tecnologia leva iPads ao trabalhador rural

Tecnologia leva iPads ao trabalhador rural

Empresas de médio porte de cultivo de uvas ganham fronteiras inusitadas com uso de aplicativos móveis e multiplicam a produtividade

A Vinepower, uma pequena empresa australiana de contratação de mão de obra para colheita de uvas, ganhou seu lugar ao sol no grande palco mundial da fama por um motivo curioso e até um tanto estranho a seu negócio. Na próxima colheita, a empresa, sediada na cidadezinha de Blenheim, vai mandar a campo seu batalhão de 250 trabalhadores rurais munidos não só de energia e cestos, mas também de iPads.

A cena pode soar inusitada, mas é um passo de gigante para a Vinepower. Com ela, a empresa muda radicalmente a maneira como as informações são coletadas durante o trabalho, substituindo demorados processos manuais por uma solução engenhosa de informática. No coração dessa solução está um aplicativo criado no ambiente de desenvolvimento da FileMaker, o app chamado Vinny.

Ao longo das plantações, supervisores encontram os detalhes coletados de cada trabalhador e canteiro de uvas em iPads, para mais tarde consolidá-los no app. Pode parecer pouco, mas não é. Jono Bushell, um dos diretores da empresa, diz que a inovação vem trazendo benefícios concretos até na maneira como a empresa fatura. ?Passamos a ter melhor acompanhamento da produção e do desempenho dos trabalhadores?, conta ele. ?Além disso, o sistema permite que a gente fature antes de fazer os pagamentos, o que revoluciona nosso fluxo de caixa?.

As dimensões do mercado de uva, em todo o mundo, são gigantes, mas o segmento é altamente dependente de processos manuais delicados, uma razão a mais para ter na tecnologia um parceiro interessante. Só na cidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, mais de 1,5 mil famílias se dedicam diretamente ao cultivo da uva. Os números impressionantes se repetem em todo o Rio Grande do Sul, principal produtor nacional do fruto, o que se explica pelo nível de exigência do cultivo.

Avanços tecnológicos como os da Vinepower são um exemplo típico das inovações que pequenas e médias empresas rurais, com faturamento entre US$ 2 milhões e US$ 50 milhões por ano, vêm realizando para potencializar seus negócios. Segundo o Relatório de Mercado de Médio Porte 2014 da GE Capital, essas são as empresas que mais estão focadas em alavancar sua eficiência e usar inovações para crescer ? bem mais do que as corporações e que as microempresas.

Para Mark Sheppard, CIO da GE Austrália/Nova Zelândia, a internet vem dando às médias empresas condições de tirar vantagens reais de avanços tecnológicos antes restritos às grandes corporações. ?Empreendimentos de médio porte hoje podem usar a computação na nuvem para pagar só o que usam em lugar de gastar com infraestruturas caras. É uma vantagem e uma revolução para esse perfil de empresas?.

O avanço das tecnologias móveis, segundo Sheppard, vem fazendo toda a diferença para médios usuários dos serviços da GE. ?Há dez anos só se podia interagir com a internet usando um computador. Agora é mais fácil fazê-lo via celular ou tablet. Isso muda radicalmente a forma como, por exemplo, o time de vendas de uma empresa trabalha usando a cada vez mais onipresente cobertura 3G ou 4G?.

Para ele, a questão não envolve apenas os ganhos das empresas, mas também há benefícios visíveis para os trabalhadores. Sheppard diz que tecnologias que podem ser ?vestidas?, como os óculos inteligentes ou relógios interativos, estão a um triz de interpretar um grande papel no cenário empresarial, não só fornecendo informações de negócios como também da saúde e das condições de segurança de cada trabalhador.

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Leia mais:
GS1 participa de trabalho global para produção sustentável
A fazenda indoor inovadora com luzes LED da GE
Saiba onde encontrar e porque consumir orgânicos
 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]