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Tecnologia e gestão de processos: retorno produtivo e eficiente

Tecnologia e gestão de processos: retorno produtivo e eficiente

A inovação não se dá a partir de uma gestão ineficiente e improdutiva. Por isso, a busca por processos eficientes é realidade de muitos

Durante o BR Week 2015, um tema que não poderia ser ausente: processos. Como ser eficiente e produtivo? Pedro Paulo Cruz, sócio-diretor da Lojasmel, rede de produtos para casa, apresentou o case que conta como conta como alcançaram eficiência e produtividade com a criação de processos bem definidos e o uso intenso de tecnologia para garantir controles e acompanhamento de indicadores estratégicos.

A história da Lojasmel começou em 1978 como Lojão dos Lustres, uma empresa familiar. Era no bairro Conceição, em São Paulo, com 150 m². Então, em 1954 com apenas uma loja nasceu a Lojasmel.

Em 2004 tem a entrada de novos sócios e toda mudança começou com investimento em tecnologia ERP, da Bematech, e o reposicionamento da marca ? retrofit de todas as lojas e reestruturação de produtos. ?Hoje, temos mais de 400 colaboradores e atendemos mais de 15 mil consumidores por dia; nosso e-commerce completará dois anos, tivemos crescimento de dois dígitos nos últimos oito anos com 12 lojas físicas, e-commerce e CD?, contou Pedro Paulo Cruz, sócio diretor da Lojasmel.

Descomplicar. Segundo Pedro, inovação não precisa ser complicada. ?Não podemos esquecer o dia a dia. Tentar inovar na simplicidade ? o que não significa que será fácil. A gestão comercial é importante para a inovação ? margem, estoque, venda são três indicadores simples e básicos, mas difíceis de controlar?.

Ponto de partida: estruturação fiscal

O ponto de partida para qualquer gestão de custos é estruturação fiscal. ?Se você conseguir controlar sua empresa, terá todas as informações à sua frente. Entenda como funcionam IPI, PIS, Confis para saber como lidar”.

Com um gráfico, o sócio apresenta os dados da Lojasmel para demonstrar, na prática, como o ponto de partida é importante. No ano passado, a loja inteira do Sacomã foi para a Costa do Sauípe a partir do alcance das metas. ?Começamos com esse trabalho em 2014 e ele está rodando desde junho do ano passado. Melhoramos a nossa margem a partir de uma gestão. Com isso, o comprador mudou de nome, passou a ser gestor de produto?.

Pedro explica que a liberdade de customização é um outro diferencial importante porque existe muita particularidade em produto e serviço. ?É preciso que você tenha o seu próprio ponto diferente do mercado?.

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