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SXSW Bites: confira os destaques do primeiro dia do festival

SXSW Bites: confira os destaques do primeiro dia do festival

Acompanhe os principais insights trazidos no primeiro dia do South by Southwest (SXSW), um dos maiores festivais sobre inovação do mundo

Começa nesta sexta-feira, 11, na cidade de Austin, no Texas, o South by Southwest (SXSW), um dos maiores festivais de inovação do mundo, que reúne executivos, investidores, entusiastas da tecnologia em diversas atrações espalhadas pela cidade. Neste ano, o evento ocorre de forma híbrida, podendo ser acompanhado presencialmente e virtualmente.

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O poder das Big Techs: regulação, autorregulação ou intervenção por dentro dessas empresas?

Uma das grandes discussões do SXSW é sobre o quanto podemos confiar nas Big Techs – você sabe: Meta (Facebook), Apple, Google, Amazon, Microsoft, Netflix – e se devemos buscar formas de obriga-las ou induzi-las a mudanças de dentro para fora? Acreditamos que com a chegada do metaverso e os inúmeros desdobramentos que virão dessa fusão de realidades (física e virtual), os parâmetros regulatórios conhecidos serão insuficientes para lidar com novas e profundas questões éticas. Assim, será possível influenciar as Big Techs para que se autorregulem espontaneamente?

O futuro do conteúdo: uma tendência que se repete a cada ano

Toda edição, o SXSW discute o futuro do conteúdo. Claro, a paisagem da mídia muda o tempo todo. Mas a rigor é o que já sabemos: os formatos de vídeo para plataformas online, reels e, sobretudo, TikTok, são a tendência quente para usuários.

A guerra do streaming também se acentuou abrindo inúmeras possibilidades para os criadores promoverem novas ideias e histórias, ousando mais em formatos e experiências. Agora, vamos ver como levar e vivenciar histórias no metaverso (olha ele aqui novamente), com novas possibilidades de conteúdo para engajar e assegurar o máximo de tempo de imersão dos usuários e clientes.

A grande diferença e o grande driver desse futuro é o ajuste fino dos conteúdos aos algoritmos para aumentar a exposição e amplificar o alcance. Para as empresas, a lição aqui é: seu conteúdo pode se tornar um hit positivo tanto quanto uma crise reverbera de modo acelerado até criar uma onda de cancelamento?

A grande dispersão – As previsões de Scott Galloway

SXSW Bites
Scott Galloway, provocador nada, apresentou suas previsão acerca da sua obra “Grande Dispersão” | Foto: Reprodução

Ele é um provocador nato. Quando ninguém ousava confrontar as Big Techs, Scott Galloway já mostrava números aterradores sobre o poder e a influência delas e o quanto elas estavam corrompendo e rompendo as estruturas de negócios nos mais diversos segmentos.

No SXSW, Scott apresentou mais previsões, basicamente em torno do seu maravilhoso conceito de “Grande Dispersão”, que explica como as plataformas tecnológicas criam dispersão em série: anywhere office, produção de conteúdo, difusão de canais de interação, vidas em bolhas, campanhas identitárias diversas, ao mesmo tempo em que a riqueza se concentra espantosamente. Scott abordou previsões que impactam as Big Techs, indústrias convencionais, saúde, educação e até mesmo a Guerra do Streaming no horizonte de 1 a 3 anos.

Humanismo e diversidade para diferenciar marcas

A experiência do cliente no atendimento sofre com um dilema implacável: de quem é a responsabilidade pela gestão desse relacionamento.

O SXSW mostrou que as áreas de operações e marketing, a depender da empresa, dominam essa responsabilidade, com resultados controversos. Mas o que falta é compreender o poder do feedback do cliente, o que o analytics e uma metodologia coerente que entenda que o ouvir o cliente é a melhor pesquisa possível para espelhar fielmente a qualidade da experiência oferecida pela empresa.

Isso é pensar o CX de forma mais humana, preenchendo o espaço que a tecnologia deixa em aberto. Ao mesmo tempo, essa é uma forma de pensar e agir de forma mais inclusiva, assimilando o poder da diversidade, a partir das opiniões e manifestações dos clientes. Esse é um dos temas mais caros ao festival. Colocar o feedback do cliente na mesa como forma de desenvolver características pessoais que os líderes inclusivos devem explorar, são essenciais para conduzir empresas e times em momentos de mudanças e incertezas.

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Cobertura especial

Para acompanhar os principais destaques debatidos durante o SXSW 2022, que será realizado entre os dias 11 e 20 de março, acompanhe também as redes sociais da Consumidor Moderno e Netza&COSSISTEMA.


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SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
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