A Associação Brasileira de Supermercados garantiu ontem (29) que o setor crescerá 14,1% nas vendas de produtos típicos durante o período natalino sobre mesma época de 2013. O setor, que emprega um milhão de pessoas, faturou no ano passado R$ 272,2 bilhões, correspondente a 5,6% do PIB nacional.
Departamento de Economia e Pesquisa da entidade anunciou que a cerveja puxará o crescimento das vendas em 16,8% nas 84 mil lojas abrangidas pela Abras no País. Outros produtos que lideram o crescimento esperado são: refrigerantes (+16,2%), frango congelado (+13,7%) e pernil (+12,2%).
Fonte: Abras
Já em relação aos preços do ano passado, o pernil, lombo e cerveja são os cujo aumento de preço deve ser maior
Fonte: Abras
O presidente do conselho consultivo da entidade, Sussumu Honda, afirmou em nota que as projeções são positivas. ?As encomendas seguem fortes, portanto é esperada uma retomada do consumo motivado pelas festas”, destacou.
A Abras também divulgou o resultado de vendas acumulado do ano (janeiro a setembro): +1,77% sobre o mesmo período de 2013. As vendas reais de setembro caíram -4,86% sobre agosto e cresceram +2,91 em relação a setembro de 2013.
Para Honda, a taxa de desemprego baixa, (4,9% segundo o IBGE), contribui com o desempenho do setor. ?Mantemos nossa expectativa de crescimento de vendas em torno de 1,9% para 2014″, concluiu. Confira como ficaram os valores das cestas de alimentos divididas por região do País:
Fonte: Abras
Leia mais:
Supermercados crescerão apenas 1,9% em 2014