Pesquisar
Close this search box.
/
/
SpecFIT atesta rapidamente a qualidade e origem de alimentos

SpecFIT atesta rapidamente a qualidade e origem de alimentos

Equipamento traz uma tecnologia inovadora de ressonância magnética, que analisa a composição exata de produtos em poucos segundos e promete revolucionar o mercado e o consumo no país

A FIT ? Fine Instrument Technology, startup de São Carlos de pesquisa e desenvolvimento na área de ressonância magnética nuclear (RMN), acaba de lançar o SpecFIT, equipamento que deverá revolucionar o setor, o agronegócio e o consumo no País. Desenvolvido com uma tecnologia inédita no Brasil, após anos de pesquisa com o apoio financeiro da FINEP e da Desenvolve SP ? Agência de Desenvolvimento Paulista, o SpecFIT é praticamente um equipamento de ressonância utilizado em hospitais adaptado ao setor de alimentos in natura e industrializados.

O seu diferencial está ligado à criação de softwares dedicados desenvolvidos em parceria com a EMBRAPA que é capaz de mapear, em apenas 30 segundos e sem causar qualquer tipo de dano ao produto, a qualidade e a composição química e física exata de frutas, grãos, azeites, leites, carnes, entre outros.

Daniel Consalter, pesquisador e sócio da empresa, aponta como exemplo, o uso da tecnologia em supermercados. ?Eles [supermercados] poderão, de forma altamente eficaz, verificar a qualidade dos produtos de seus fornecedores. O SpecFit pode analisar a maciez de peças de carnes, pureza de azeites, a quantidade de açucares em frutas e sucos, entre muitas outras aplicações possíveis que estão em desenvolvimento, como a autenticidade do salmão, a origem de vinhos e pureza de leite. Basta colocar o produto sobre a máquina e esperar o resultado?, diz.

Outro uso apontado pelo pesquisador é no agronegócio. ?Na prática, um produtor de mamão, por exemplo, poderá medir a quantidade de açucares da fruta verde e saber se ela irá madurar doce ou não. Desta forma, é possível selecioná-los e exportá-los com a garantia de que chegarão dentro das especificações do cliente?, diz Consalter. Para viabilizar aplicação da tecnologia, a FIT contou com um financiamento da Desenvolve SP, por meio da linha Inovacred, no valor de R$ 1,3 milhão.

Já em indústrias produtoras de óleo vegetal, o pesquisador aponta a possibilidade da empresa comprar grãos pelo teor de óleo ao invés do peso dos grãos. ?Muitas vezes o rendimento dos grãos é diferente entre as safras e com o SpecFIT é possível medir exatamente o teor de óleo nelas em poucos segundos, seria o equivalente às usinas de cana de açúcar, que fixam o valor da cana no teor de açúcar de uma amostragem do caminhão?.

Além da precisão e rapidez, o SpecFit também se destaca pelo ótimo custo beneficio. Enquanto equipamentos semelhantes da Europa e Oceania custam milhares de dólares e estão disponíveis apenas em grandes centros de pesquisa, os modelos da FIT são desenvolvidos para ser portáteis e, dependendo das especificações definidas por cada cliente, custar até metade do preço atual de modelos semelhantes do mercado.

Embora o foco atual esteja no setor de alimentos, Consalter afirma que o potencial da tecnologia desenvolvida pela FIT é infinita. ?Nosso primeiro equipamento foi adquirido pelo Laboratório de Tecnologia de Engenharia de Poços da Coppe, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Neste caso, a tecnologia é voltada para a aplicação de ressonância na exploração de petróleo, analisando a porosidade de rochas em regiões promissoras?.

Leia mais

Pepsi lançará seu primeiro smartphone

Já personalizou seu tênis hoje?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]