Pesquisar
Close this search box.
/
/
O dia em que São Paulo dormiu Telesp e acordou Telefônica

O dia em que São Paulo dormiu Telesp e acordou Telefônica

Apresentação de Eduardo Navarro, CEO da Telefônica Vivo, no Fórum McKinsey, conta de que forma a operadora espanhola evoluiu no mercado brasileiro

A Telefônica, operadora espanhola de telefonia, entrou no Brasil por meio do leilão de privatização das Teles, em 1998. Com enorme velocidade, após o pagamento de US$ 8 bilhões, a empresa herdou o entulho estatal da finada Telesp e iniciou uma corrida de obstáculos para trazer o Brasil ao século XXI. Porque o país, no final do século XX ainda engatinhava na telefonia móvel e convivia com esquisitices como filas para aquisição de aparelhos fixos – estes, por sua vez, declarados no Imposto de Renda. É sempre bom lembrar que os cidadãos pagavam quase R$ 5 mil por uma linha telefônica.

A ideia central do investimento da Telefônica, hoje Vivo, em solo brasileiro foi exercer uma vocação de liderança. Para a empresa não fazia sentido buscar a liderança do mercado brasileiro sem dominar o mercado de São Paulo. A história mostrou o acerto da decisão. Ao mesmo tempo, no campo da telefonia móvel, a Vivo cometeu um erro na adoção da tecnologia CDMA em vez da modalidade 3G.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Após uma série de aquisições e da fusão de operações diversas, hoje a Vivo é a maior operadora de telefonia e banda larga do país. Ao mesmo tempo, a empresa passou por profundas transformações, modificando a gestão, processos e adotando metodologias ágeis para enfrentar a transformação digital e suas consequências.

Essa história, recheada de fatos pitorescos – como fazer o lançamento da empresa em solo brasileiro decorando o Museu do Ipiranga, símbolo da independência do Brasil, com as cores da bandeira espanhola – foi contada pelo CEO da Vivo no Brasil, Eduardo Navarro, no Fórum McKinsey, realizado no World Trade Center em São Paulo.

Celular, fixo, banda larga e TV por Assinatura

Uma demonstração da capacidade de execução da companhia foi a migração da marca Telesp para Telefônica em todos os pontos de venda e lojas literalmente da noite para o dia, em 2008. Foi o dia em que São Paulo dormiu com a velha Telesp e suas filas e letargia e acordou com a Telefônica, com vontade de crescer, vender, lucrar e gerar resultados de modo acelerado.

Mostrando diversas campanhas da história da empresa, compartilhando momentos e dificuldades, o CEO conseguiu retratar a evolução de uma empresa que nasceu para uma realidade voltada para a comunicação por voz para uma empresa com um negócio de dados, enfrentando disrupções, competição, regulação e digitalização de forma intensa. A Vivo procura entender como a tecnologia se traduz em emoções humanas e também em como lidar com problemas, acreditar no futuro.

Se há algo a aprender com a trajetória da Vivo no Brasil é justamente a capacidade de se adaptar às situações e contratempos. Em tempos de mudança acelerada, ser versátil e flexível mesmo com 35 mil funcionários é digno de mérito.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]