Pelo jeito, os quase R$ 6 bilhões investidos pelo Governo Federal nos aeroportos não têm feito muita diferença para os brasileiros. Pelo menos é o que mostra uma pesquisa da agência de viagens Viajanet. Apenas 2% dos entrevistados estão preocupados com a qualidade do aeroporto que utilizam. O que pega mesmo é o preço da passagem, resposta número 1 de 73% das pessoas.
O montante investido nos aeroportos de doze cidades-sede integra os investimentos para a Copa do Mundo, que começa daqui a 55 dias. O horário de voo é a segunda preocupação mais citada, apontado por 11% dos viajantes. A escolha da companhia aérea, o parcelamento do preço e as escalas vêm logo depois na pesquisa.
Alimentação
De acordo com outra pesquisa, esta do buscador de passagens aéreas promocionais Skyscanner, Guarulhos é o melhor aeroporto para comer. Diametralmente oposta é a situação do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foi o que recebeu a pior avaliação. Pesquisa é de abril do ano passado, foram entrevistados mil viajantes.
Acessibilidade
No mesmo mês, a engenheira Ligia Gesteira Coelho, da Universidade de São Paulo (USP) elaborou índice de nível de acessibilidade dos aeroportos brasileiros. E o aeroporto de pior alimentação foi o que oferece mais acessibilidade a quem precisa. O maior valor encontrado foi de 0,63 (em uma escala de zero a um) no aeroporto Santos Dumont (RJ). Guarulhos (SP) e Juscelino Kubitschek, em Brasília, apresentaram valores muito próximos e obtiveram os piores resultados dentre os seis aeroportos analisados, 0,469 e 0,472, respectivamente.
Transporte
Outro estudo, de julho do ano passado, indica que mais de dois terços dos viajantes (70%) têm dificuldade de chegar ao aeroporto no horário devido ao trânsito. Por conta disso, 88% dos passageiros estão dispostos a pagar mais por uma passagem que inclua também o transporte até o aeroporto.
Leia mais:
Recepção em aeroportos da Copa pode incluir terminal de lona
Filas de espera em aeroporto e os direitos do consumidor
Aeroporto brasileiro está entre os 10 mais pontuais do mundo