As pessoas estão comprando mais por dispositivos móveis, como smartphones e tablets. De acordo com um levantamento realizado pela empresa de serviços de e-commerce Nuvem Shop, os smartphones foram responsáveis por 33% da receita de vendas do e-commerce entre janeiro a setembro deste ano. No ano passado, esse número era de 23%.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
O estudo foi feito a partir da base de 15 mil lojistas que utilizam a plataforma da Nuvem Shop. “O nosso comportamento como consumidor está mudando junto com os celulares”, afirma Alejando Vásquez, cofundador e diretor da equipe de atendimento ao cliente da Nuvem Shop. “É preciso estar atento ao crescimento das transações via dispositivos móveis.”
Caso seja considerado a porcentagem de transações, este número aumenta ainda mais. Nos primeiros nove meses do ano, cerca de 44% das vendas foram concretizadas por dispositivos móveis. O percentual em 2016 atingiu 34%. Já o ticket médio foi de R$ 198.
O setor que atrai mais compradores pelo smartphone, segundo a Nuvem Shop, é o de moda. Por volta de 56% das transações de roupas e acessórios foram realizadas por dispositivos móveis. Em seguida aparecem saúde e beleza, com 15%, e casa e jardim, com 6%.
De fato, o mercado mobile está aumentando. E muito. A Nuvem Shop identificou que houve um aumento de 80% nas vendas por smartphone nos três primeiros trimestres deste ano. A expectativa é que esse número aumente ainda mais de outubro a dezembro por conta de datas como Black Friday e Natal.
“Cerca de 49% das transações de outubro, das lojas hospedadas em nossa plataforma, já foram via mobile”, afirma Vásquez. “Temos a expectativa de que, até o final do ano, os celulares irão ultrapassar os computadores em vendas no e-commerce.”
Celular no centro da estratégia
Apesar de representar a minoria das vendas, o smartphone vem se mostrando cada vez mais uma vitrine para os varejistas. Cerca de 70% do total de acessos das lojas hospedadas na Nuvem Shop vieram de dispositivos móveis.
Destes, 36,8% vieram pelo Facebook e 25,7% por meio do Google, mostrando a importância e o domínio dos dois canais para aumentar as vendas.
Para completar, 15,6% dos acessos digitam o domínio da loja, 10,6% entram pelo Instagram, também controlado pelo Facebook, e 11,28% por outros meios.
Confira, no infográfico abaixo, mais dados: