/
/
Hospital Sírio-Libanês cria plataforma para levar jornada digital ao SUS

Hospital Sírio-Libanês cria plataforma para levar jornada digital ao SUS

Software tem como objetivo melhorar serviços de telessaúde no sistema público, integrando dados de pacientes à agenda de consultas e prontuários.

O Hospital Sírio-Libanês desenvolveu a plataforma Mangará para aprimorar o serviço de telessaúde oferecido no sistema público de saúde. Essa plataforma web foi criada para melhorar a experiência de pacientes e profissionais de saúde durante as consultas virtuais. Com a Mangará, é possível coletar dados importantes sobre os pacientes e integrar essas informações com a agenda de consultas e o prontuário médico, facilitando a gestão e o acompanhamento do atendimento.

Além disso, a plataforma permite que diferentes profissionais de saúde participem de uma mesma teleconsulta de forma simplificada, garantindo um atendimento mais completo e colaborativo. O nome “Mangará” vem do coração de bananeira – também conhecida como umbigo de bananeira – e, de acordo com a instituição, foi pensado com o objetivo de trazer a essência de algo 100% nacional, que se conectasse com as pessoas iriam utilizar a ferramenta.

A plataforma trata-se de um software de código aberto, que possibilita a transferência de tecnologia para outros serviços e projetos, como a personalização de seus componentes, acompanhando as mudanças na jornada das pessoas atendidas. “Essa solução foi desenvolvida justamente para concentrarmos em um mesmo espaço chamada de vídeo e prontuário clínico, permitindo o acompanhamento dos principais indicadores de sucesso entre os diversos projetos do PROADI-SUS e, assim, impactando a experiência dos nossos usuários”, explica Sabrina Dalbosco Gadenz, gerente de portfólio de projetos de saúde digital do Sírio-Libanês.

Adoção da plataforma

A Mangará foi adotada pelos projetos TeleNordeste, TeleUTI e Reab, que fazem parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Criado em 2009, o programa tem como propósito apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.

Hoje, o programa reúne seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. 

A ferramenta tem como fundamento promover um cuidado integrado, permitindo aos gestores e solicitantes uma visão clara do impacto do projeto em seus territórios. No TeleNordeste, por exemplo, apoiou na redução de encaminhamentos presenciais para a atenção especializada. Para se ter uma ideia, somente em junho deste ano, mais de 90% das consultas foram realizadas sem a necessidade de encaminhamento do paciente para um especialista presencial.

Até o momento, mais de 32 mil atendimentos já foram realizados por meio da Mangará desde o início do seu desenvolvimento em 2021, com pacientes localizados nas regiões Norte e Nordeste do país, principalmente em lugares de difícil acesso. Em breve, novas funcionalidades deverão ser incorporadas.

“O uso de plataformas de código aberto para apoiar a disseminação de uma saúde digital inclusiva é fundamental para democratizar o acesso aos serviços de saúde“, complementa Sabrina. “Não apenas fomenta a inovação e colaboração, mas também permite que comunidades diversas contribuam com soluções adaptadas às suas necessidades específicas. Isso pode resultar em tecnologias mais acessíveis e personalizáveis”.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]