Pesquisar
Close this search box.
/
/
Sete robôs domésticos que você precisa conhecer

Sete robôs domésticos que você precisa conhecer

Modelos já comercializados realizam pequenas tarefas, reconhecem rostos, dançam e falam diferentes idiomas

Os desenvolvedores ainda não chegaram ao cyborgs perfeitos e submissos ao capricho humano como imaginou Philip K. Dick em Blade Runner, mas, a robótica doméstica se expande a cada dia. Modelos que realizam pequenas tarefas, reconhecem rostos, dançam e falam diferentes idiomas já estão sendo comercializados. Conheça alguns modelos:

Nao Next Gen

Orientador site

Provido de câmeras, sistemas anticolisão e sensores capazes de criar vínculos, este robô criado pela multinacional francesa Aldebaran Robotics foi desenvolvido para interagir e expressar simples emoções. Como se fosse um vigilante doméstico com quase 60 centímetros, o modelo é totalmente autônomo e programado com software livre. Ele se move com desenvoltura, dança e conta histórias. Perfeito para cuidar de crianças, segundo seu fabricante. Preço: 39.000 dólares.

Aiko Chihara

Aiko Chihara

O androide da Toshiba apareceu na Createc Japan no ano passado. O exemplar chamou a atenção na feira pelo design realista. Parece uma gentil mulher oriental. Somente no seu rosto foram desenvolvidos 15 motores de movimento. Seus criadores esperam que ela seja uma boa companhia para pessoas de idade avançada e sob cuidados. Sem preço anunciado.

Robi

robi

O criador de Robi é Tomahaka Tahahashi. A editora DeAgostini o lançou no Japão, França e Itália, em uma série colacionável de peças. Tem 34 centímetros e pesa um kilo. Fala, dança e interage com humanos. O preço, uma vez pago todos os fascículos, é de 1.000 euros.

Asimo

Asimo

Asimo é de fabricação da Honda. Foi batizado com esse nome em homenagem ao autor de ficção científica Issac Asimov. Ele toma suas próprias decisões e seu comportamento muda conforme o entorno. Mede cerca de 1 metro e meio. Foi pensado para auxiliar pessoas com mobilidade reduzida. Inclusive abre garrafas com tampa de rosca. Sem preço anunciado.

Poppy

Poppy2

Poppy nasceu para a educação e a descoberta por meio da troca de dados baseado em software livre. O projeto é do instituto de investigação francês Inria. Seu comprador pode montá-lo sozinho. Custa 8.000 euros.

Baxter

Baxter

Baxter é um grandalhão de 1,80 de altura. Ele detecta pessoas ao redor e foi pensado para acompanhar humanos em tarefas que exigem força bruta. Pode ser treinado em poucos minutos. Sem preço anunciado.

Aibo

aibo

Aibo é o cãozinho robô da Sony. Brinca, reconhece vozes e, segundo especialistas, pode sentir como ?os de verdade?. Talvez pelo fato de sua psicologia que é programável por meio de um computador. Preço 2.099 euros.

 

Leia mais:

Pesquisa traça o novo perfil dos gamers no Brasil

Hackers podem invadir a sua internet pela smart TV?

Conheça os aplicativos que podem ?competir? com o Instagram

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]