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Seleção natural: design responsivo

Seleção natural: design responsivo

O e-commerce ainda é baseado em conceitos dos catálogos impressos, no entanto, a web demanda inovação, adaptabilidade e atitude

Quem trabalha com tecnologia na web não pode mais fechar os olhos para o design responsivo, acredita o designer Rodrigo Muniz, da VTEX. Uma tendência já visada em diversos setores, este modo de planejar pode ser o diferencial para o m-commerce.  

Um levantamento feito entre os clientes atendidos pela empresa apontou que 16% dos acessos às lojas são feitos via dispositivos móveis. Ao mesmo tempo, apenas 6% dos consumidores fecham a compra. ?Esse problema é que precisa ser resolvido. A oportunidade está aí?, aponta Muniz.

Moldável

?De designer para designer: a web não é para você fazer sua arte?, alerta Rodrigo, e enfatiza: ?A página é uma mentira, ela não existe?. Como assim? Para o especialista, hoje, muito do e-commerce ainda é baseado em conceitos do impresso, o que não funciona. ?A web é adaptável. Sua principal característica é a base do que é responsivo?.

Uma plataforma responsiva é flexível e se acomoda a qualquer tamanho de dispositivo, garantindo uma visualização fluída, sem distorção.

Para Muniz, é como comparar à Teoria da Evolução: não tem diferença entre as lojas online e as espécies na natureza, ambas estão em um ambiente no qual é necessário se adaptar para sobreviver.

Se não existe…

O conceito de página caiu, mas o layout não morreu. ?O olhar do designer precisa mudar?, lembra Rodrigo. O formato deve ser visto como um conjunto de módulos composto pelos elementos do site.     

Os elementos precisam ser manipulados de acordo com a necessidade. No modelo para desktop, pode-se colocar mais recursos, banners, etc. Já um layout para tablet precisa de uma ?seleção? de importância devido à diminuição do espaço; para smartphones, uma filtragem ainda maior. ?Se você está no celular, não quer ver banner. Quer fechar a compra e sair daquele ambiente claustrofóbico?, ilustra Muniz.

E a versão mobile?

Para o designer, as versões exclusivas para dispositivos móveis não são recomendadas apesar de serem, muitas vezes, uma opção adotada. ?Uma versão exclusiva significa dois sites para manter, mais que duplica a quantidade de HTML para trabalhar?, explica. 

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