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Quando os consumidores preferiram andar com as próprias pernas

Quando os consumidores preferiram andar com as próprias pernas

Sabe aquela mistura de skate com patinete motorizado que os seguranças usam no shopping? O Segway já foi o transporte do futuro

Quando se tem em mente o trânsito de uma cidade como São Paulo, sonhar com um meio de transporte que pudesse mudar o cenário não é raro. Pois bem, o inventor nova-iorquino Dean Kamen tentou realizar esse desejo e criou o Segway, no começo dos anos 2000. Não se lembra? Bem, é porque a novidade não deu tão certo assim. Pelo menos não como transporte oficial para consumidores comuns.

Para quem não se recorda, o Segway é aquela espécie de prancha motorizada com rodas que muitos seguranças de shopping usam como transporte. A aplicação industrial do produto aparentemente deu certo. Afinal, ele é mesmo uma maravilha tecnológica: mantém o equilíbrio automaticamente e é mais eficiente do que carros quando o assunto é combustível – ele é elétrico, com baterias de lítio recarregáveis na tomada de casa.

Quando foi inventado, prometia mesmo ajudar a resolver o problema do trânsito de grandes metrópoles como São Paulo, por exemplo, em que muitas pessoas tiram o carro da garagem para andar curtas distâncias e sozinhas. Imaginem se esses carros fossem substituídos por algo muito menor. Então, o que foi que deu errado? Mais uma vez, o consumidor “agiu” aqui, ainda que não necessariamente de propósito, e obrigou a empresa a se reinventar, encontrando um novo nicho.

Fomos realizar uma pesquisa e tentar entender por que um produto que prometia ser uma verdadeira revolução acabou não tendo o resultado esperado e, segundo este artigo da Forbes (que justamente questiona por que alguns produtos não deram certo), vendeu apenas 30 mil unidades em seis anos.

 

Quer saber o motivo? Leia o final deste artigo aqui.

 

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Saiba mais sobre Consumidores que mudaram empresas no Conarec 2016.

Confira a programação completa aqui.

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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