Pesquisar
Close this search box.
/
/
Caminhos para garantir a segurança da informação no trabalho remoto

Caminhos para garantir a segurança da informação no trabalho remoto

Investimento em tecnologias e conscientização da equipe em relação à proteção de dados são ações essenciais

Diante do atual cenário de pandemia que vivemos desde 2020, diversas empresas precisaram adotar o trabalho remoto como modelo para pelo menos parte da equipe. Com os funcionários em casa, uma nova preocupação tomou conta de diversos gestores: a ameaça à segurança da informação.

Mais de um ano após a mudança para o home office e com os processos já acomodados, está na hora de investir mais a fundo nas tecnologias que possam garantir a proteção dos dados corporativos, dos clientes e dos funcionários. Além de trabalhar na conscientização de todos da equipe para o assunto.

A importância da proteção de dados

Segundo o especialista em negócios digitais, Fellipe Guimarães, CEO da Codeby, a segurança das informações é um ponto crucial sobre a tecnologia que poucas empresas estão focando e que deveriam trabalhar de maneira mais efetiva. “Vale lembrar que as maiores multas de empresas na GDPR (conjunto de regras específico da União Europeia, semelhante a LGPD) são por vazamento de dados (data breaching)”, ressalta.

Existem dois cenários muito recorrentes no trabalho home office que implicam riscos potenciais à segurança: trabalhadores usando seus próprios dispositivos para trabalhar ou usando o computador da empresa, que geralmente está logado em uma rede segura.

Além disso, a infraestrutura tecnológica escolhida pelas empresas para alocar seus sistemas de gestão tem grande peso quando o assunto é segurança. Com as mudanças repentinas causadas pela pandemia, diversas empresas não estavam preparadas para o trabalho remoto, deixando suas informações desprotegidas na abertura de acesso.

“Trabalhar remotamente exige atenção das empresas, elas precisam urgentemente de procedimentos de segurança”, explica o especialista em negócios digitais. Ainda segundo Fellipe Guimarães, “vemos muita negligência dentro das organizações quando o assunto é tecnologia, dados e segurança”.

Para Jean Jader Martins, diretor comercial da Global Gate DC, a cyber security é essencial para proteger dados estratégicos, manter a eficiência dos equipamentos e garantir, inclusive, compliance, já que, desde o ano passado, o país conta com uma Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

É por meio de um bom planejamento de segurança que a empresa define fornecedores, softwares para controle de acesso e bloqueio de malwares, boas práticas de compartilhamento de informações e outros fatores. Jean Jader Martins reforça que sem uma boa estrutura de cyber security, dados do negócio e de clientes ficam muito vulneráveis à atuação de hackers e podem ocorrer situações que acontecem com frequência, como o vazamento de informações pessoais e até mesmo sequestro de dados.

Tecnologias e ações para a segurança da informação

Fellipe Guimarães destaca três procedimentos básicos, que são muito importantes para que a empresa possa trabalhar remotamente sem medo.

  • Antivírus: para se proteger de ameaças e evitar que hackers consigam informação privada da pessoa ou empresa.
  • VPN (Virtual Private Network): para as informações trafegarem pela internet de forma criptografada.
  • DLP (Data Loss Prevention): para as pessoas não compartilharem informações chaves da empresa para fora da mesma.

 

Além deles, o especialista em negócios digitais ressalta que existem vários outros procedimentos que podem ser adotados na rotina remota para garantir a segurança de dados. Entre eles está relacionado à rede wi-fi. É importante estimular que os colaboradores troquem a senha da internet de casa constantemente.

Outro ponto importante que diz respeito à estrutura da casa do funcionário é o roteador. É preciso mantê-lo sempre atualizado. Muitos fabricantes publicam periodicamente atualizações que corrigem problemas de segurança. Além disso, ativar a configuração WPA2 dificulta bastante a captura da senha de sua rede em caso de ataque externo.

Por fim, estão as soluções de endpoint. Esse tipo de serviço, oferecido por empresas especializadas em segurança digital e armazenamento de dados, traz um conjunto de soluções para identificar potenciais ameaças de segurança à estrutura de tecnologia das empresas e garantir a conectividade de qualquer lugar sem abrir mão da privacidade e da proteção dos dados. Um exemplo disponível no mercado é o VEEAM, uma ferramenta de Backup & Recovery Solutions para data centers.

Ter políticas de proteção bem definidas para todos os processos que são realizados pela empresa em relação aos dados e informações é fundamental. Isso, em conjunto com as dicas citadas acima, representa uma ação essencial para o combate e prevenção de cibercrimes, em que criminosos virtuais se aproveitam de momentos delicados e vulneráveis para conduzir golpes nas empresas e em seus funcionários. Lembrando que o ataque pode ser via e-mail, SMS, ligação ou, até mesmo, aplicativos de mensagem (se passando por alguém da equipe).

Além disso, também vale ressaltar a importância de ficar atento aos e-mails, envio de links suspeitos, domínios inexistentes, e as famosas fake news. “É importante o funcionário ficar em alerta, evitar compartilhar senha do wi-fi, e-mail, banco, evitar transferências bancárias ou expor informações da empresa via e-mail, telefone ou mensagens suspeitas”, aconselha Fellipe Magalhães.

Por onde começar?

O CEO da Codeby indica que o primeiro passo é contratar um especialista, pois se trata de um tema extremamente importante e com poucas pessoas com expertise no mercado. Com um especialista na equipe, fica mais fácil decidir como a empresa deve conduzir seu plano de segurança da informação.

Para Jean Jader Martins, também se deve buscar fornecedores de tecnologia e de soluções de cyber security que sejam confiáveis, bem avaliados pelas empresas usuárias e que possuam certificações reconhecidas. “Também é importante investir em boas práticas internas, a começar pela orientação clara e constante à equipe sobre boas práticas de acesso e segurança de dados”, finaliza.


+ Notícias 

As mudanças que a computação em nuvem pode trazer para os negócios 

O futuro do atendimento está fora dos escritórios e além do home office 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]