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Segurança de dados transforma experiência do cliente: confira cinco dicas essenciais

Segurança de dados transforma experiência do cliente: confira cinco dicas essenciais

Especialista em cibersegurança faz recomendações para promover uma boa e segura experiência para o cliente

A segurança de dados tem se tornado um aspecto cada vez mais importante no mundo. Com o aumento exponencial das transações e interações online, tanto empresas quanto consumidores estão mais expostos à riscos de segurança digital. A segurança de dados pode afetar a experiência do cliente e as empresas podem e devem trabalhar para garantir a proteção adequada das informações de seus usuários.

Em 2022, a Consumer Sentinel Network registrou 2,4 milhões de casos de fraude, o que representa uma queda em relação aos 2,9 milhões de incidentes relatados em 2021. No entanto, o valor total das perdas relatadas em 2022 atingiu quase US$ 8,8 bilhões, superando os US$ 6,1 bilhões registrados em 2021.

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A confidencialidade é o item número 1 quando se fala de e-commerce e segurança do cliente. Para Roberto Martins, especialista em cibersegurança, a segurança de dados é fundamental para embasar a tomada de decisões dos clientes.

“Atualmente os consumidores estão cada vez mais atentos aos sites e e-commerces em que navegam, isso os ajuda a identificar se está em um ambiente digital seguro ou não, e as empresas precisam diariamente oferecer para seus clientes um ambiente propício para que ele faça suas compras e se torne fiel da marca”, afirma.

Para Martins, as empresas hoje em dia precisam pensar em como garantir uma boa experiência de uso para quem navega em seu website, e destaca ao menos cinco pontos essenciais a se considerar para ter uma plataforma segura.

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Confiança e credibilidade

A experiência do cliente começa com a confiança e a credibilidade que a empresa estabelece com seus usuários. A proteção dos dados dos clientes é fundamental para construir essa confiança. Se os consumidores sentirem que suas informações estão seguras, estarão mais dispostos a compartilhar detalhes pessoais, realizar transações e interagir com a empresa.

“Ao navegar em um site é necessário que o cliente tenha todas as informações sobre segurança na home “, destaca o especialista.

Personalização

A personalização é uma tendência crescente no atendimento ao cliente, e a segurança dos dados desempenha um papel crucial nesse processo. Ao garantir a proteção das informações do consumidor, as empresas podem oferecer uma experiência mais personalizada e melhorar a satisfação do usuário. Isso inclui recomendações de produtos, promoções direcionadas e suporte personalizado.

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Conformidade com regulamentações

A conformidade com regulamentações de privacidade e segurança de dados, como o GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados) e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), deve nortear as ações para a segurança das informações do cliente. A conformidade não só protege os consumidores, mas também pode evitar multas e danos à reputação da empresa.

Prevenção de fraudes e roubo de identidade

A segurança de dados é crucial para prevenir fraudes e roubo de identidade, que podem afetar negativamente e de forma definitiva a experiência do cliente, que além de perdido se torna um detrator da marca. Quando as empresas investem em medidas de segurança robustas, há mais confiança de que as informações estão protegidas contra atividades maliciosas.

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Tempo de resposta e resolução de problemas

Uma boa gestão da segurança de dados pode melhorar a experiência por permitir que as empresas identifiquem e resolvam rapidamente problemas de segurança. A capacidade de responder prontamente a incidentes de segurança e comunicar as ações tomadas para remediar a situação pode ajudar a minimizar o impacto negativo na experiência do cliente.

A segurança de dados é um componente essencial na construção e manutenção de um relacionamento positivo com os consumidores. “Investir em segurança de dados não se trata apenas de responsabilidade, mas também uma estratégia inteligente para melhorar a experiência do cliente e fidelizar os consumidores”, finaliza Martins.


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