Pesquisar
Close this search box.
/
/
Entenda como a Seara constrói experiências significativas em CX

Entenda como a Seara constrói experiências significativas em CX

Marca Seara passa por evolução e desenvolve estratégia de comunicação para grandes púbicos, se conectando ainda mais com seus consumidores

Presente há mais de 65 anos nos lares brasileiros, a Seara tem um dos portfólios mais diversificados do setor de alimentos. Exporta para mais de uma centena de países e possui certificações internacionais de excelência em produção.

Os números impressionam: são mais de 95 mil funcionários, 18 unidades de produção (Alimentos Preparados), 8 unidades de processamento de suínos, 30 unidades de processamento de aves e 14 centros de distribuição.

Toda essa potência também se reflete na liderança de mercado em alguns setores. A marca consolidou, em 2023, sua liderança em Market Share de Carnes Congeladas, Hambúrguer, Pratos Prontos e Bacon, por exemplo. E também na comunicação da marca para um público cada vez mais amplo.

Evolução de marca

A evolução na identidade visual, ícone, logo e embalagem, celebrada recentemente, evidencia essa jornada de grandes resultados e evolução em Customer Experience (CX) que a Seara alcançou nos últimos anos, sempre com o apoio do grupo JBS, que adquiriu a marca em 2013.

“De 2013 para cá havíamos feito algumas pequenas mudanças na marca, mas nada tão significativo quanto fizemos agora. Apresentamos um novo logo e um ícone ainda mais forte que mostra os raios de sol “extrapolando” os limites, reforçando a liderança da marca, a qualidade e o protagonismo. No ponto de venda (PDV), a Seara terá ainda mais destaque. Nossa cor laranja, presente na marca desde 2016, está ainda mais vibrante. De fato, uma Seara que surpreende novamente”, explica Tannia Bruno, diretora de marketing da Seara.

Evolução da logomarca

Inovação e parcerias

Falando em CX para produtos, a Seara apresenta novidades em design e tecnologias, que reforçam os objetivos da marca. “Além do logo, evoluímos também nas embalagens. Elas vêm com QR codes que direcionam o consumidor a ter mais informações sobre os alimentos como o modo de preparo, receitas, dicas, campanhas, promoções e games. Com essa evolução, reforçamos nosso papel de liderança em inovação e surpreendemos o mercado, mostrando, como sempre, que estamos prontos para o futuro”, afirma Tannia Bruno.

A Seara também inovou com uma parceria inédita e exclusiva com a Amazon para que os consumidores possam buscar por receitas com a Alexa. A cada pedido para a plataforma, sugestões de receitas com produtos Seara são apresentadas.

Conversas “orgânicas” e foco no grande público

Apostando em diversas estratégias em CX, uma delas é direcionar projetos para eventos de grande apelo popular. Nesse caminho, a Seara segue pelo 5º ano consecutivo como parceira do Big Brother Brasil.

“A Seara é uma marca muito próxima aos consumidores. Buscamos estar onde eles estão e identificamos o Big Brother Brasil como um grande canal de comunicação com nosso público. Além de ser um programa extremamente diverso, que nos permite falar sobre os mais diferentes assuntos, nos deparamos, ao longo dos cinco anos de participação, com um retorno expressivo em relação ao nosso negócio”, diz Tannia Bruno.

A marca avalia que são dois grandes fatores que levam a Seara a se manter como patrocinadora: o fenômeno que o programa continua sendo e a busca constante da marca por entrar em conversas orgânicas. Na estreia da marca na edição deste ano, em uma disputa de líder, prova desenvolvida em parceria com a Globo e a WMcCann, além de apresentar a evolução da marca, a Seara deu início a sua campanha onde mostra a versatilidade e atributos de um de seus produtos.

Antes mesmo de sua estreia na atração, a marca já era a mais comentada nas redes sociais. Em sua primeira ação no reality, alcançou mais de 50 mil menções nas redes sociais. Além disso, destacou-se nos Trending Topics do X (ex-Twitter), com a hashtag #Seara alcançando a terceira colocação. A dinâmica contou ainda com as influenciadoras Sarah Andrade e Amanda Meireles, do squad da Seara, amplificando a conversa no digital. A #DOCSEARA COM BBB alcançou o primeiro lugar do ranking.

Representatividade online

A repercussão positiva não se limitou apenas às redes sociais, refletindo-se também no tráfego do site, que atingiu um pico de 13 mil acessos. O impacto foi ainda mais expressivo nas buscas online, com um aumento de 550% nas pesquisas relacionadas à Salsicha Seara. Os dados são do Relatório Radar BBB, apresentado pela WMcCann.

Além de provas eletrizantes e ativações de marca no BBB24, a Seara preparou uma promoção que distribui prêmios semanais de geladeiras e vouchers de produtos Seara, além de R$ 100.000,00 para 5 consumidores, e levá-los com acompanhante para um almoço na casa mais vigiada do país após o final da edição.

“Essa promoção foi criada a partir do monitoramento de conversas da audiência do BBB nas redes sociais, quando percebemos que as pessoas associavam a geladeira e os produtos consumidos no programa, com as suas casas. Pensando nisso, a Seara resolveu atender a pedidos, premiando os consumidores com geladeiras cheias, além de levá-los a uma experiência surpreendente na casa do BBB”, finaliza Tannia.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]