Presente há mais de 65 anos nos lares brasileiros, a Seara tem um dos portfólios mais diversificados do setor de alimentos. Exporta para mais de uma centena de países e possui certificações internacionais de excelência em produção.
Os números impressionam: são mais de 95 mil funcionários, 18 unidades de produção (Alimentos Preparados), 8 unidades de processamento de suínos, 30 unidades de processamento de aves e 14 centros de distribuição.
Toda essa potência também se reflete na liderança de mercado em alguns setores. A marca consolidou, em 2023, sua liderança em Market Share de Carnes Congeladas, Hambúrguer, Pratos Prontos e Bacon, por exemplo. E também na comunicação da marca para um público cada vez mais amplo.
Evolução de marca
A evolução na identidade visual, ícone, logo e embalagem, celebrada recentemente, evidencia essa jornada de grandes resultados e evolução em Customer Experience (CX) que a Seara alcançou nos últimos anos, sempre com o apoio do grupo JBS, que adquiriu a marca em 2013.
“De 2013 para cá havíamos feito algumas pequenas mudanças na marca, mas nada tão significativo quanto fizemos agora. Apresentamos um novo logo e um ícone ainda mais forte que mostra os raios de sol “extrapolando” os limites, reforçando a liderança da marca, a qualidade e o protagonismo. No ponto de venda (PDV), a Seara terá ainda mais destaque. Nossa cor laranja, presente na marca desde 2016, está ainda mais vibrante. De fato, uma Seara que surpreende novamente”, explica Tannia Bruno, diretora de marketing da Seara.
Inovação e parcerias
Falando em CX para produtos, a Seara apresenta novidades em design e tecnologias, que reforçam os objetivos da marca. “Além do logo, evoluímos também nas embalagens. Elas vêm com QR codes que direcionam o consumidor a ter mais informações sobre os alimentos como o modo de preparo, receitas, dicas, campanhas, promoções e games. Com essa evolução, reforçamos nosso papel de liderança em inovação e surpreendemos o mercado, mostrando, como sempre, que estamos prontos para o futuro”, afirma Tannia Bruno.
A Seara também inovou com uma parceria inédita e exclusiva com a Amazon para que os consumidores possam buscar por receitas com a Alexa. A cada pedido para a plataforma, sugestões de receitas com produtos Seara são apresentadas.
Conversas “orgânicas” e foco no grande público
Apostando em diversas estratégias em CX, uma delas é direcionar projetos para eventos de grande apelo popular. Nesse caminho, a Seara segue pelo 5º ano consecutivo como parceira do Big Brother Brasil.
“A Seara é uma marca muito próxima aos consumidores. Buscamos estar onde eles estão e identificamos o Big Brother Brasil como um grande canal de comunicação com nosso público. Além de ser um programa extremamente diverso, que nos permite falar sobre os mais diferentes assuntos, nos deparamos, ao longo dos cinco anos de participação, com um retorno expressivo em relação ao nosso negócio”, diz Tannia Bruno.
A marca avalia que são dois grandes fatores que levam a Seara a se manter como patrocinadora: o fenômeno que o programa continua sendo e a busca constante da marca por entrar em conversas orgânicas. Na estreia da marca na edição deste ano, em uma disputa de líder, prova desenvolvida em parceria com a Globo e a WMcCann, além de apresentar a evolução da marca, a Seara deu início a sua campanha onde mostra a versatilidade e atributos de um de seus produtos.
Antes mesmo de sua estreia na atração, a marca já era a mais comentada nas redes sociais. Em sua primeira ação no reality, alcançou mais de 50 mil menções nas redes sociais. Além disso, destacou-se nos Trending Topics do X (ex-Twitter), com a hashtag #Seara alcançando a terceira colocação. A dinâmica contou ainda com as influenciadoras Sarah Andrade e Amanda Meireles, do squad da Seara, amplificando a conversa no digital. A #DOCSEARA COM BBB alcançou o primeiro lugar do ranking.
Representatividade online
A repercussão positiva não se limitou apenas às redes sociais, refletindo-se também no tráfego do site, que atingiu um pico de 13 mil acessos. O impacto foi ainda mais expressivo nas buscas online, com um aumento de 550% nas pesquisas relacionadas à Salsicha Seara. Os dados são do Relatório Radar BBB, apresentado pela WMcCann.
Além de provas eletrizantes e ativações de marca no BBB24, a Seara preparou uma promoção que distribui prêmios semanais de geladeiras e vouchers de produtos Seara, além de R$ 100.000,00 para 5 consumidores, e levá-los com acompanhante para um almoço na casa mais vigiada do país após o final da edição.
“Essa promoção foi criada a partir do monitoramento de conversas da audiência do BBB nas redes sociais, quando percebemos que as pessoas associavam a geladeira e os produtos consumidos no programa, com as suas casas. Pensando nisso, a Seara resolveu atender a pedidos, premiando os consumidores com geladeiras cheias, além de levá-los a uma experiência surpreendente na casa do BBB”, finaliza Tannia.
Todos esses pontos reforçam a premissa da marca em falar cada vez mais para um público amplo e diversificado, e tornar essa conversa ainda mais próxima e uma experiência excelente. Uma estratégia em CX que corrobora que diversidade é hoje não só uma potente estratégia de comunicação e de engajamento, mas de construção de valor de marca.