Os smartphones se tornaram indispensáveis no cotidiano de qualquer pessoa, e a Inteligência Artificial (IA) com sua capacidade única de transformação, tem proporcionado experiências ainda mais ousadas, perplexas e que deixa o futurismo de lado. É nesse contexto que a Samsung apresentou uma série de lançamentos na Galaxy Unpacked 2024, realizada no icônico Carrousel du Louvre, no subsolo do Museu do Louvre em Paris, França. A empresa revelou como suas inovações tecnológicas, fundamentadas na experiência do consumidor, estão moldando um futuro prático e eficiente.
Com dispositivos que vão desde wearables (aparelhos eletrônicos inteligentes e portáteis) até smartphones dobráveis com IA, a atenção é focada na capacidade do ProVisual Engine, que detecta, analisa e otimiza objetos usando Inteligência Artificial, e com a FlexCam, que permite fotografar e gravar vídeos sem utilizar as mãos, oferecendo uma nova experiência de filmagem.
Inteligência Artificial móvel
Antes de adentar na evolução dos lançamentos da marca, vale ressaltar que as inovações da Samsung, incluem o Galaxy AI, conjunto exclusivo de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), lançado junto com a linha Galaxy S24. Com o objetivo de facilitar a comunicação e aprimorar a usabilidade dos dispositivos, essa ferramenta traz uma série de funções como tradução simultânea de chamadas de voz, intérprete virtual e chat inteligente que sugere mensagens, entre outras. Além disso, a ferramenta também traz recursos inteligentes para melhorar a edição de imagens.
Uma das funcionalidades do Galaxy AI é a tradução simultânea de chamadas de voz. O recurso que permite que usuários conversem em tempo real com pessoas que falam diferentes idiomas, eliminando barreiras linguísticas e facilitando a comunicação global. A tecnologia utiliza algoritmos avançados de processamento de linguagem natural para traduzir conversas instantaneamente, garantindo uma experiência de comunicação fluida e sem interrupções.
Outro destaque do Galaxy AI é o chat inteligente, que sugere mensagens com base no contexto da conversa. Utilizando técnicas de Machine Learning, o sistema analisa o histórico de mensagens e oferece sugestões relevantes, ajudando usuários a responderem de forma rápida e adequada.
De acordo com a companhia, o Galaxy AI já foi usado em mais de 100 milhões de dispositivos desde seu lançamento no início deste ano e a expectativa é atingir 200 milhões de dispositivos até o final de 2024.
Inovações dos dispositivos móveis
O evento de lançamento destacou uma ênfase em soluções de saúde personalizadas, evoluídas com o Galaxy AI. O destaque foi o Galaxy Ring, um wearable que se tornou central na visão de bem-estar da Samsung. Este é um dispositivo que oferece monitoramento de saúde preciso, rastreamento de atividades e insights personalizados.
A Samsung lançou também o Galaxy Watch Ultra e o Galaxy Watch7, os dispositivos mais poderosos e premium da linha Galaxy Watch. O Galaxy Watch Ultra, com alta eficiência energética e sensores de última geração, é perfeito para estilos de vida aventureiros e ao ar livre, oferecendo um design robusto e funcionalidades avançadas que atendem às necessidades de usuários exigentes. Oferecem uma série de recursos avançados que visam melhorar a saúde, aumentar a produtividade e proporcionar novos níveis de comunicação.
A Samsung apresentou também os fones Galaxy Buds3 e Galaxy Buds3 Pro, oferecendo qualidade de som superior, cancelamento de ruído aprimorado e uma experiência auditiva imersiva. Esses fones foram projetados para proporcionar conforto durante o uso prolongado e conectar-se perfeitamente ao ecossistema Galaxy.
Dobráveis com IA
Os lançamentos mais aguardados foram os formatos dobráveis da Samsung: o Galaxy Z Fold6 e o Galaxy Z Flip6. Estes dispositivos são os mais finos e leves da linha Galaxy Z até hoje, equipados com tecnologia de dobradiça avançada que minimiza o vinco na tela, feita de vidro.
A Inteligência Artificial no Galaxy Z Fold6 eleva a produtividade a novos níveis. O “Circule para Pesquisar”, desenvolvido em parceria com o Google, traduz menus estrangeiros instantaneamente com um simples gesto. O “Compositor” cria rascunhos de e-mails a partir de prompts, enquanto o “Desenhe com AI” transforma desenhos em imagens estilizadas.
Inovação colaborativa e responsável em IA
No início deste mês, em um painel que reuniu diversos especialistas da Samsung para discutirem sobre o papel da inovação colaborativa e responsável em IA, foi anunciado os resultados de um estudo acadêmico mundial realizado em parceria com o Goldsmiths’ Institute of Management Studies da Universidade de Londres.
“O estudo com a Samsung é a primeira pesquisa de nível acadêmico para compreender os efeitos da Inteligência Artificial móvel na qualidade de vida”, mencionou o Dr. Chris Brauer, Diretor de Inovação do Goldsmiths’ Institute of Management Studies. “O que aprendemos nos deu uma indicação clara do imenso potencial que a IA tem”.
De acordo com o estudo, usuários frequentes de Inteligência Artificial têm maior probabilidade de reportar uma melhor qualidade de vida em comparação com aqueles que raramente utilizam IA. Esses entrevistados a consideram mais do que uma ferramenta para automatizar tarefas. No entanto, a pesquisa aponta para diferenças globais – a Coreia tem a maior parcela de usuários frequentes de IA, com quase 25%, enquanto o Reino Unido tem apenas cerca de 9%.