Pesquisar
Close this search box.
/
/
Caso de sabotagem na Tesla acende discussão sobre segurança dos dados

Caso de sabotagem na Tesla acende discussão sobre segurança dos dados

Além de Tesla, empresas como Sony e Netshoes já foram prejudicadas por vazamento de informações. Especialista explica quais são as falhas mais comuns

No último dia 19, explodiu na Tesla um caso que repercutiu em todo o mundo. O CEO da montadora enviou aos funcionários um e-mail informando que a empresa foi vítima de “extensa e danosa sabotagem”. custodia chiusa iphone x O funcionário teria feito mudanças no código de programação do sistema de produção. Além disso, ele teria enviado informações sigilosas da empresa para terceiros. custodia iphone 7 anello

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

O caso acende a discussão sobre os desafios das empresas em garantir a segurança dos dados. Independente do ramo de atuação, toda organização possui dados que, se vazados, podem ser danosos à companhia. Estas informações podem ser sobre produtos da empresa, sobre clientes, fornecedores ou até dados dos funcionários.

Casos Famosos

O vazamento de dados já prejudicou empresas como Netshoes e Sony. A varejista de artigos esportivos viu, entre o final do ano passado e abril deste ano, dados de 2,5 milhões de clientes expostos. Na lista estavam o nome completo dos consumidores, número de CPF, número de telefone, valor gasto e data da última compra, além da data de nascimento. custodia iphone x pelle rossa O caso da Sony Pictures Entertrainment é mais antigo. custodia i blason iphone 7 Em 2014, oito ex-funcionários processaram a companhia pelo roubo de dados pessoais. Segundo os trabalhadores, a Sony poderia ter evitado um ciberataque que trouxe à tona milhares de dados pessoais. A produtora e distribuidora de filmes conseguiu um acordo com os ex-funcionários, mas o caso repercutiu no mundo todo, gerando, inclusive, uma tensão entre os governos dos EUA e Coreia do Norte.

Os erros das empresas

De acordo com o especialista em segurança da informação da consultoria Protiviti, Mauricio Fiss, as empresas conhecem a importância de proteger seus dados, mas não sabem como fazê-lo. Fiss avalia que o erro mais comum é imaginar que o armazenamento das informações está concentrado em apenas um local. “As companhias acham que os dados de clientes estão somente em sistemas corporativos e esquecem que estas informações são usadas por terceiros, como empresas de banco de dados”, explica. urban armor gear iphx a bk custodia per iphone x 10 nero Para Fiss, a confidencialidade não deve levar em consideração apenas a hierarquia da empresa como critério. iphone 5 custodia portafoglio “Um cálculo que leva em conta o impacto que o vazamento da informação causa deve ser aplicado”, orienta. “Por mais que uma informação estratégica da diretoria seja claramente confidencial, os dados de cargos e salários possuem o mesmo nível de confidencialidade”. O especialista explica que os dados podem ser divididos em quatro categorias: pública, interna, confidencial e estratégica. Ainda é preciso avaliar o valor de cada informação. “É necessário levar em consideração qual o custo do vazamento em termos de recuperação de imagem, reconquista de clientes e até do valor da empresa”, afirma.

Falha da Tesla

Para o perito da Protiviti, a sabotagem reportada por Elon Musk expõe um erro da montadora. “O caso mostra que um funcionário tinha um poder enorme dentro da empresa e baixo controle sobre suas atividades”.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]