Pesquisar
Close this search box.
/
/
Roupa que não precisa ser lavada é nova tendência da moda sustentável

Roupa que não precisa ser lavada é nova tendência da moda sustentável

Uso de fibras naturais diminui necessidade de lavagem, mas custo das peças ainda é alto

O ato de lavar roupas quase todos os dias já faz parte da rotina das pessoas há tanto tempo que não paramos para pensar na energia e água que uma máquina de lavar gasta. Em busca de diminuir o impacto das roupas no meio ambiente, a indústria da moda sustentável já está desenvolvendo roupas com materiais que não precisam ser lavados tão frequentemente.

De acordo com a Water Research Foundation, a máquina de lavar roupas é responsável por cerca de 20% do consumo total de água de uma residência nos Estados Unidos.

Além do consumo de água, lavar as roupas mais vezes do que o necessário acaba deteriorando as roupas mais rapidamente, aumentando a necessidade de comprar novas peças.

moda sustentávelSegundo relatório da marca de máquinas de lavar roupas AEG, 90% das roupas são jogadas fora antes da hora, principalmente devido a cores desbotadas, encolhimento ou danos causados por lavagem excessiva. A lavagem de roupas também é responsável pela dispersão de resíduos de microplástico nos esgotos.

De acordo com pesquisadores do Centro de Pesquisa em Biologia Marinha e Ecologia da Universidade de Plymouth, nos Estados Unidos, a lavagem de roupas feitas de materiais sintéticos, especialmente poliéster, é uma fonte potencialmente importante de microplástico para o meio ambiente.

Para uma carga média de lavagem de 6 kg, mais de 700.000 fibras podem ser liberadas de uma só vez. Um estudo de 2017 descobriu essas microfibras em 83% das amostras de água da torneira testadas globalmente.

Sustentabilidade a um alto preço

Pensando em todos esses problemas causados pela lavagem frequente de roupas, marcas sustentáveis desenvolveram peças que podem ser usadas por vários dias sem sujar ou sem gerar odor. O problema é que, enquanto esse tipo de produto não se populariza e passa a ser produzido em massa, os custos ainda são altos.

A marca Pangaia, por exemplo, combina algodão orgânico com fibras de algas marinhas para criar suas camisetas. O tecido é tratado com óleo natural de hortelã para mantê-lo fresco por mais tempo. Já a fibra criada é leve, absorve a umidade mais rapidamente que o algodão, e é biodegradável.

De acordo com a empresa, com menos necessidade de lavagem, a camiseta economiza até 3 mil litros de água, se comparada a uma camiseta comum de algodão, durante sua vida útil.

Embora seja sustentável do ponto de vista ambiental, as camisetas da Pangaia ainda têm um preço bem salgado, na faixa de US$ 80.

Já a grife masculina Unbound Merino utiliza algodão de merino, uma espécie de ovelha, que é mais resistente, mais leve e não retém odor.

“Produzimos peças atemporais e versáteis, com ótima aparência em qualquer situação e que podem ser usadas por semanas sem precisar de lavagem”, diz a marca. A camiseta é vendida online por cerca de US$ 65.

moda sustentável
A Unbound Merino utiliza algodão de merino, uma espécie de ovelha, que é mais resistente, mais leve e não retém odor

Como diminuir o impacto da lavagem de roupas no meio ambiente?

Você não precisa comprar roupas especiais para reduzir o impacto da lavagem no meio ambiente. Veja quatro dicas para diminuir o consumo de água e energia na hora de lavar as roupas.

1 – Junte as roupas da semana para lavar tudo de uma vez na máquina. Evite acionar a máquina de lavar quando ela estiver com poucas roupas;

2 – Secadoras consomem muita energia elétrica. Se for possível, pendure as roupas no varal para que sequem naturalmente;

3 – Algumas máquinas de lavar têm a opção de usar água quente no processo. Evite, porque neste cenário o gasto de energia elétrica é muito maior;

4 – Lave alguns itens com menos frequência. Nem todas as peças de roupa precisam ser levadas após um dia de uso. Calças jeans, por exemplo, podem ser usadas algumas vezes antes de ir pra máquina.


+ NOTÍCIAS

Colchões são produzidos com fibras de garrafas PET resgatadas dos oceanos
Comer de maneira sustentável é caro para um quinto da população mundial
Como as marcas podem se posicionar em relação à sustentabilidade?
13 iniciativas de grandes empresas na luta contra o uso de plástico
Adidas, Reebok e Patagonia estão entre as marcas mais transparentes

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]