O trabalho do CEO precisa ser guiado pelas pessoas
- Por Larissa Godoy e Larissa Sant'Ana
- 5 min leitura
Entender, gostar, saber se comunicar e confiar nas pessoas. Para Mauricio Giamellaro, CEO da HEINEKEN, essas são as habilidades fundamentais para o cumprimento de sua função. Ao mesmo tempo, elas são também o principal desafio e a maior oportunidade de um líder.
“É importante fazer com que cada pessoa se sinta pertencente e realmente incluída na organização. Falando pode parecer fácil, mas, se você parar para conversar com três pessoas diferentes da sua empresa no mesmo dia, certamente ouvirá três realidades, expectativas e opiniões. O denominador comum é que todas são importantes para o seu negócio. Além disso, falar sobre bem-estar e se comprometer com um ambiente mais feliz também é sinônimo de falar sobre resultado de negócio”, explica Giamellaro.
Não é à toa que a maior parte da rotina do CEO da HEINEKEN está voltada para a interação com as pessoas. No dia a dia, Giamellaro participa de reuniões sobre diversos temas, desde atendimento ao cliente e posicionamento de marca até inclusão, diversidade, questões tributárias e Inteligência Artificial. A ideia é se envolver com todos os times, de todas as áreas, trocando conhecimento, trazendo provocações e buscando melhorar os resultados.
“Busco estar sempre aprendendo, além de manter a humildade para aprender com todas as pessoas com as quais me conecto diariamente. O que move uma empresa são as pessoas, seja as que trabalham, seja as que compram, e é para elas que um líder precisa liderar. Eu não entrego o crescimento do Grupo HEINEKEN sozinho. São 14 mil colaboradores apaixonados e outros milhares de clientes e parceiros fazendo isso comigo todos os dias. Por isso, é necessário investir tempo para ouvir, aprender e construir ao lado dessas pessoas”, diz Mauricio Giamellaro.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
O segredo da disciplina e do equilíbrio
Para manter um bom relacionamento com as pessoas e estar sempre disposto, é preciso antes estar bem consigo mesmo. Isso envolve manter um bom equilíbrio entre a vida pessoal e as atividades profissionais, aproveitando ao máximo o que cada uma pode proporcionar.
Como esse objetivo, Giamellaro procura manter uma disciplina em sua agenda. “Me esforço para estar verdadeiramente presente e focado em cada atividade que faço, seja profissional, seja pessoal. Começo a trabalhar às 8 horas e encerro até as 18h30, quando passo a me dedicar a compromissos pessoais, momentos com a família e lazer”, conta.
A estratégia para garantir que a teoria seja também uma realidade é manter o foco e a produtividade durante o dia, evitando procrastinar e tirando o melhor proveito de cada momento. É uma prática de Giamellaro, por exemplo, sair de reuniões já com objetivos e próximos passos definidos, otimizando, assim, o tempo.
Aliás, o tempo é algo precioso para o CEO. “Vale mais do que dinheiro; tempo é a nossa vida passando. Precisamos fazer o melhor uso dele, o que também inclui diversão. Se a gente não se diverte no trabalho a rotina fica muito pesada. Para mim, a troca com as pessoas é o meu combustível para o dia a dia. Iniciei minha carreira como vendedor no Vale do Paraíba e aprendi a amar isso”, diz.
O TEMPO VALE MAIS DO QUE DINHEIRO; TEMPO É A NOSSA VIDA PASSANDO. PRECISAMOS FAZER O MELHOR USO DELE, O QUE TAMBÉM INCLUI DIVERSÃO. SE A GENTE NÃO SE DIVERTE NO TRABALHO A ROTINA FICA MUITO PESADA
Mauricio Giamellaro, CEO da HEINEKEN
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Além de se divertir no dia a dia do trabalho, aproveitando cada interação com as pessoas, Giamellaro gosta de ir à praia com a família e aproveitar os momentos de contato com a natureza. O CEO conta que esse contato o faz lembrar sobre o valor de estar presente em cada momento. Afinal, a natureza “não corre; ela simplesmente segue o seu ciclo, suas fases, porque todas são importantes”.
“Não dispenso esses momentos, assim como não abro mão de praticar esportes diariamente. Outra atividade que faz parte da minha vida é o apoio ao projeto social criado pela minha esposa durante a pandemia. Juntos, dedicamos nosso tempo a dar assistência às famílias em situação de vulnerabilidade social. Quando nos unimos para fazer o bem, melhoramos a vida de alguém e a nossa, o que certamente reflete em todas as áreas da nossa vida, inclusive no trabalho”, afirma Giamellaro.
Em busca de seguir evoluindo pessoal e profissionalmente, Mauricio possui um acordo consigo mesmo: retornar à sala de aula a cada cinco anos, no mínimo. Trata-se de um compromisso considerado inegociável pelo CEO, e que representa mais uma forma de ele estar pronto para os desafios do dia a dia.
Recomendadas
+ CONTEÚDO DA REVISTA
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244