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Respeito acima de experiências sem limites

Respeito acima de experiências sem limites

   O excesso de prazer pode levar à infelicidade. Parece contraditório, mas isso é o que explica a psiquiatra Anna Lembke no livro Nação Dopamina: conhecida como um dos hormônios da felicidade, a dopamina é liberada no cérebro quando se atinge um objetivo – seja finalizar um projeto trabalhoso, seja receber uma notificação ou um like em redes sociais. 

   O acesso a gadgets e a ambientes digitais desenhados para agradar o cérebro humano, então, criou um cenário propício a descargas recorrentes de dopamina. Consequentemente, ficamos mais tolerantes – ou seja, acostumados – a essa substância e, portanto, são necessários estímulos cada vez maiores para que o prazer seja percebido, de fato. 

   O resultado é que, como sociedade, estamos viciados em estímulos (como as notificações, o som do e-mail, a atualização do feed) e, com isso, passamos a ser pessoas imediatistas e exigentes. A essa situação foram dados nomes bonitos – como “a Economia da Atenção”, por exemplo. Assim, as empresas entenderam que a disputa é, basicamente, pelo foco do consumidor. Mas o que está em jogo não é apenas a qualidade do produto ou do serviço, mas o prazer gerado ao longo da jornada. 

   Então, quando as empresas investem esforços na criação de experiências magníficas, estão buscando agradar a um público para o qual os melhores e maiores estímulos são, cada vez mais, vistos como “mais do mesmo”. É uma luta ingrata. Nesse cenário, em vez de conquistar o consumidor por meio de seus instintos – como a busca por prazer –, a proposta é que as empresas conheçam o contexto e quais soluções (seja preço, seja sustentabilidade ou até experiências sensoriais) vão preencher lacunas na vida dele, gerando soluções verdadeiras.

   Para isso, é necessário dedicar-se ao conceito central da edição que encerra 2022 da Consumidor Moderno: respeito. O único caminho viável para conquistar o consumidor, gerar encantamento, ganhar a preferência e ser, para ele, um atalho para experiências prazerosas é conhecê-lo para além dos rótulos e respeitá-lo por quem ele é. 

   É preciso lembrar, portanto, que, para além de todo título ou classificação, existem motivações, histórias de vida, sonhos, tradições e, é claro, traumas. Por trás de todo CPF existe um ser humano com uma trajetória. E é esse indivíduo que as empresas, a partir de seus tão minuciosos dados, devem encantar. Assim, organizações podem ser verdadeiros agentes de transformação da sociedade – mais do que CNPJs em busca de um belo relatório anual para investidores.  

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
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assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
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Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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e tenha acesso a um conteúdo multiformato
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