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Respeito acima de experiências sem limites

Respeito acima de experiências sem limites

   O excesso de prazer pode levar à infelicidade. Parece contraditório, mas isso é o que explica a psiquiatra Anna Lembke no livro Nação Dopamina: conhecida como um dos hormônios da felicidade, a dopamina é liberada no cérebro quando se atinge um objetivo – seja finalizar um projeto trabalhoso, seja receber uma notificação ou um like em redes sociais. 

   O acesso a gadgets e a ambientes digitais desenhados para agradar o cérebro humano, então, criou um cenário propício a descargas recorrentes de dopamina. Consequentemente, ficamos mais tolerantes – ou seja, acostumados – a essa substância e, portanto, são necessários estímulos cada vez maiores para que o prazer seja percebido, de fato. 

   O resultado é que, como sociedade, estamos viciados em estímulos (como as notificações, o som do e-mail, a atualização do feed) e, com isso, passamos a ser pessoas imediatistas e exigentes. A essa situação foram dados nomes bonitos – como “a Economia da Atenção”, por exemplo. Assim, as empresas entenderam que a disputa é, basicamente, pelo foco do consumidor. Mas o que está em jogo não é apenas a qualidade do produto ou do serviço, mas o prazer gerado ao longo da jornada. 

   Então, quando as empresas investem esforços na criação de experiências magníficas, estão buscando agradar a um público para o qual os melhores e maiores estímulos são, cada vez mais, vistos como “mais do mesmo”. É uma luta ingrata. Nesse cenário, em vez de conquistar o consumidor por meio de seus instintos – como a busca por prazer –, a proposta é que as empresas conheçam o contexto e quais soluções (seja preço, seja sustentabilidade ou até experiências sensoriais) vão preencher lacunas na vida dele, gerando soluções verdadeiras.

   Para isso, é necessário dedicar-se ao conceito central da edição que encerra 2022 da Consumidor Moderno: respeito. O único caminho viável para conquistar o consumidor, gerar encantamento, ganhar a preferência e ser, para ele, um atalho para experiências prazerosas é conhecê-lo para além dos rótulos e respeitá-lo por quem ele é. 

   É preciso lembrar, portanto, que, para além de todo título ou classificação, existem motivações, histórias de vida, sonhos, tradições e, é claro, traumas. Por trás de todo CPF existe um ser humano com uma trajetória. E é esse indivíduo que as empresas, a partir de seus tão minuciosos dados, devem encantar. Assim, organizações podem ser verdadeiros agentes de transformação da sociedade – mais do que CNPJs em busca de um belo relatório anual para investidores.  

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
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Diretor-Executivo de Conhecimento
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Diretora-Executiva
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Editora-Assistente
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Repórteres
Bianca Alvarenga
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YUCA | Estúdio Criativo

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é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
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Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
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sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
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relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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