Pesquisar
Close this search box.
Bastidores da realização de sonhos: as estratégias da Smiles

Bastidores da realização de sonhos: as estratégias da Smiles

Com o objetivo de criar produtos e serviços que deixem o cliente mais próximo de viajar, a Smiles investe em uma jornada personalizada e fluida

   O consumidor busca, cada vez mais, ser recompensado pelos investimentos que realiza. Como resultado desse comportamento, os programas de fidelidade estão registrando um crescimento importante. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), foram realizadas 12,8 milhões de transações no primeiro trimestre deste ano, 28,3% a mais do que no mesmo período de 2021. 

   A Smiles, programa de fidelidade com a mais completa plataforma de viagens, também bateu recorde, registrando mais de 20 milhões de clientes na base no último semestre. Para atender bem todos eles, a empresa busca realizar sonhos a partir de uma experiência fluida e completa – não à toa, foi a vencedora do Prêmio Empresas que Mais Respeitam o Consumidor 2022 na categoria Programa de Fidelidade. 

   “Trabalhamos para ser a plataforma de viagem mais completa do Brasil. Sabemos que os nossos clientes têm o sonho de viajar, então, estamos sempre buscando facilitar essa realização. Oferecemos produtos que complementam a viagem, como hotel, transporte e passeios. Também buscamos ofertar o máximo de opções para juntar milhas e acelerar a realização desse sonho de forma econômica e fluida”, conta Carla Fonseca, CEO da Smiles. 

   No sentido de apresentar mais opções para gerar milhas, a Smiles possui diversos parceiros financeiros, cartão de crédito co-branded, um programa de assinatura de milhas denominado Clube Smiles e um marketplace, no qual é possível ganhar milhas comprando produtos do dia a dia. Além disso, o cliente encontra ferramentas que auxiliam no planejamento da viagem e pode salvar os destinos desejados para ser alertado sobre promoções. 

   Carla Fonseca explica que o objetivo é atender às expectativas dos clientes por meio dos produtos e serviços. Exemplo disso foi a flexibilização de regras durante a pandemia. Ao entender que o cliente não podia viajar naquele momento, a data de expiração das milhas foi suspensa e as categorias (diamante, ouro e prata) foram mantidas – decisão que foi estendida por dois anos. 

OS CAMINHOS PARA REALIZAR SONHOS

   Para tomar todas essas ações é preciso, em primeiro lugar, conhecer as necessidades do cliente e suas expectativas, tudo em tempo real para ganhar assertividade em um cenário que muda constantemente. A área de CX é responsável por realizar diversas pesquisas com o consumidor e disponibilizar os dados para toda a empresa. 

   Além disso, o histórico de investimentos resultou em um CRM bem-estruturado e conectado a todos os canais. Com todo o histórico do cliente em um só lugar, desde dados colhidos no chatbot, no autoatendimento com o robô, até nas redes sociais e no telefone, a visão do cliente é 360º, e decisões podem ser tomadas com mais rapidez e inteligência. 

   “Trabalhamos dentro da metodologia agile, que tem como princípio o que o cliente está falando. Não criamos nada sem ter a consciência de quais são as dores dele dentro da nossa jornada. Isso vale para o desenvolvimento de qualquer produto, serviço, ação, promoção ou parceria. É um mindset-base do time”, afirma Fonseca. 

   Outro ponto importante na realização do sonho de viajar é mostrar que ele é possível. Por isso, a Smiles tem um time voltado para a questão educacional e a plataforma “Te Levo de Milhas”, com o objetivo de criar ações e mostrar o funcionamento da empresa e as possibilidades oferecidas por ela. 

   “O nosso universo é complexo: ao mesmo tempo em que é uma moeda, é um serviço. São muitas parcerias e possibilidades. Existe o cliente que é passageiro frequente, entende o programa e sabe utilizá-lo; e existe o cliente que tem vontade de viajar e, mesmo tendo cartão de crédito, não acumula milhas porque acha que não tem o cartão certo, mas na verdade tem. Essa questão oferece muitas oportunidades e é uma forma de fidelizar e fazer com que o cliente centralize o seu relacionamento com a Smiles”, diz Carla.

Estratégias da experiência

   Oferecer fluidez em uma jornada end-to-end a partir de parceiros estratégicos, mais de 60 companhias aéreas associadas e 1.200 trechos é um desafio que pede estratégias muito bem-definidas. Com estrutura organizacional 100% digital, a Smiles está projetada no formato de tribos e squads, que são distribuídos de acordo com a jornada do cliente.

   Na prática, isso significa que, para cada produto ou etapa da jornada, há uma equipe estruturada para desenvolver um design system proprietário. Carla Fonseca explica que essa organização dá autonomia máxima para as pessoas que cuidam de usabilidade dentro dos squads, permitindo alterações e correções rápidas em prol da experiência. 

   O conjunto de estratégias teve tanto resultado que, recentemente, o Grupo GOL passou a centralizar todo o CRM e a experiência da companhia na Smiles, que passa a ser responsável pela comunicação, pelas análises e pela personalização do cliente que compra também na GOL. 

   “Ao centralizar a estratégia de relacionamento, temos uma visão única de como o cliente está interagindo conosco. Olhamos uma série de dados de engajamento, variáveis que analisamos para saber se ele tem conseguido viajar ou não. São insumos para educar o cliente e melhorar a experiência continuamente. Vemos muitas oportunidades nessa integração para unificar a experiência e oferecer fluidez dentro do Universo GOL. Ainda temos muito a conquistar”, finaliza Carla Fonseca.  

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]