Para relacionamentos duradouros, em tempos de caos, seja paz
- Por Melissa Lulio
- 3 min leitura
Inovar, criar, continuar relevante ao longo dos anos, encontrar estratégias para manter a preferência, admitir os erros e buscar não os repetir, estabelecer diálogos honestos, ser empático e provocar encantamento mesmo quando já existe proximidade e familiaridade. Essas são algumas das tarefas indispensáveis para quem quer manter um relacionamento por muito tempo – e vale tanto para as relações pessoais quanto para empresas e clientes.
O Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente também encara, ano após ano, a missão de permanecer atualizado para analisar os dados e a efetividade da atuação das empresas. Não por acaso, em 2023, o WhatsApp ganhou mais relevância na metodologia do estudo que dá origem à premiação – acompanhando os clientes, que deram o primeiro passo rumo à priorização do aplicativo, e as empresas que, para segui-los, têm adotado com cada vez mais intensidade esse canal tão desafiador.
Mas é fato que, por mais que exista uma complexidade imensurável, é mais fácil compreender o outro em uma relação pessoal. Para as empresas, não é tão simples – especialmente no caso de setores que são formados por poucas empresas, como Bancos e Telecomunicações. Para isso, existem os dados: por muito tempo, acreditou-se que eles seriam a solução para todos os problemas. Hoje, entretanto, sabe-se que existe um abismo entre ter informações e transformá-las em ação.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
É indispensável utilizar as melhores tecnologias, inovar na comunicação com o cliente, identificar a origem dos principais problemas e buscar soluções para eles. Porém, para isso, são necessários muitos processos, muita estratégia e inúmeras pessoas. Como consequência, pode haver distanciamento de um fato simples e fundamental: em muitos casos, o cliente quer apenas ser cliente, ou seja, escolher um produto ou serviço, pagar por ele um preço correspondente à qualidade e, no fim do dia, sentir-se satisfeito com a aquisição. Nesse caso, também parece simples… e talvez seja.
O cliente quer, sim, ser surpreendido positivamente e viver experiências encantadoras. Antes disso, no entanto, ele busca obter pelo menos o básico na relação com a empresa: qualidade nos produtos, serviços e atendimento; respeito ao tempo dedicado; pouco ou nenhum esforço ao longo da jornada; e motivos para, caso seja necessário e assim quiser, voltar a comprar daquela empresa.
Em tempos de extrema complexidade, excesso de informações e estímulos infinitos, as empresas precisam entregar momentos de paz e satisfação aos clientes; dar a eles um motivo para, depois de um dia cansativo, lembrar do momento de compra com a satisfação de que “deu tudo certo”. Em tempos de extrema complexidade, excesso de informações e estímulos infinitos, é preciso ser um lugar de tranquilidade – no físico ou no digital.
Recomendadas
+ CONTEÚDO DA REVISTA
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244