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Para relacionamentos duradouros, em tempos de caos, seja paz

Para relacionamentos duradouros, em tempos de caos, seja paz

   Inovar, criar, continuar relevante ao longo dos anos, encontrar estratégias para manter a preferência, admitir os erros e buscar não os repetir, estabelecer diálogos honestos, ser empático e provocar encantamento mesmo quando já existe proximidade e familiaridade. Essas são algumas das tarefas indispensáveis para quem quer manter um relacionamento por muito tempo – e vale tanto para as relações pessoais quanto para empresas e clientes. 

   O Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente também encara, ano após ano, a missão de permanecer atualizado para analisar os dados e a efetividade da atuação das empresas. Não por acaso, em 2023, o WhatsApp ganhou mais relevância na metodologia do estudo que dá origem à premiação – acompanhando os clientes, que deram o primeiro passo rumo à priorização do aplicativo, e as empresas que, para segui-los, têm adotado com cada vez mais intensidade esse canal tão desafiador.

   Mas é fato que, por mais que exista uma complexidade imensurável, é mais fácil compreender o outro em uma relação pessoal. Para as empresas, não é tão simples – especialmente no caso de setores que são formados por poucas empresas, como Bancos e Telecomunicações. Para isso, existem os dados: por muito tempo, acreditou-se que eles seriam a solução para todos os problemas. Hoje, entretanto, sabe-se que existe um abismo entre ter informações e transformá-las em ação.

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   É indispensável utilizar as melhores tecnologias, inovar na comunicação com o cliente, identificar a origem dos principais problemas e buscar soluções para eles. Porém, para isso, são necessários muitos processos, muita estratégia e inúmeras pessoas. Como consequência, pode haver distanciamento de um fato simples e fundamental: em muitos casos, o cliente quer apenas ser cliente, ou seja, escolher um produto ou serviço, pagar por ele um preço correspondente à qualidade e, no fim do dia, sentir-se satisfeito com a aquisição. Nesse caso, também parece simples… e talvez seja. 

   O cliente quer, sim, ser surpreendido positivamente e viver experiências encantadoras. Antes disso, no entanto, ele busca obter pelo menos o básico na relação com a empresa: qualidade nos produtos, serviços e atendimento; respeito ao tempo dedicado; pouco ou nenhum esforço ao longo da jornada; e motivos para, caso seja necessário e assim quiser, voltar a comprar daquela empresa. 

   Em tempos de extrema complexidade, excesso de informações e estímulos infinitos, as empresas precisam entregar momentos de paz e satisfação aos clientes; dar a eles um motivo para, depois de um dia cansativo, lembrar do momento de compra com a satisfação de que “deu tudo certo”. Em tempos de extrema complexidade, excesso de informações e estímulos infinitos, é preciso ser um lugar de tranquilidade – no físico ou no digital. 

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
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Diretor-executivo de Conhecimento
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Diretora-executiva
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é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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