Pesquisar
Close this search box.
Metodologia para um serviço de atendimento excelente

Metodologia para um serviço de atendimento excelente

Com a ajuda da JobHome, a Universal Music desenvolveu um serviço de atendimento com índice de qualidade de 99,3%

   O serviço de atendimento ao cliente tornou-se uma oportunidade de negócios. Cada vez mais, a experiência na interação é vista pelos consumidores como um motivo para engajar-se ou não com as marcas. Não à toa, as estratégias de Customer Experience (CX) e Customer Success (CS) têm conquistado centralidade nas empresas e angariado grandes investimentos. 

   Atualmente, o grande desafio tem sido a rápida digitalização das relações de consumo, o que aumenta o número de interações com os clientes e altera a forma de trabalho dos agentes, que precisam estar bem treinados para prover a melhor experiência ao cliente. Além disso, a excelência na jornada depende, ainda, de uma estrutura multicanal, fluida e empática. 

   Implementar tudo isso na prática requer estratégia e projeto muito bem desenhados desde o início. Foi isso que permitiu à Universal Music Group oferecer hoje um atendimento com altos níveis de qualidade (99,3%, enquanto a taxa média do mercado é de 87%) e satisfação do cliente (CSAT de 98,7%).

   Tudo começou em 2019, com o lançamento da plataforma de e-commerce Umusic Store.
A companhia precisava estruturar do zero o serviço de atendimento ao cliente e escolheu a JobHome, empresa de call center pioneira no modelo home office, para desenvolver de forma personalizada as soluções de SAC. 

   “O ponto de partida foi uma grande imersão na operação, em busca de entender todo o funcionamento e o que era utilizado para atender às mais diversas necessidades dos clientes. A partir disso, seguimos identificando os gaps e escalonando o que era prioridade. Iniciamos as correções, substituímos plataformas, aplicamos IA e trabalhamos na capacitação dos recursos humanos”, conta Rafael Félix, gerente de Vendas D2C da Universal Music.

   O executivo explica que esse planejamento inicial permitiu melhores medição e controle do andamento do projeto, o que trouxe fluidez para a operação e resultou numa melhor qualidade das estratégias de CX e CS. O direcionamento eficiente auxilia até hoje no entendimento das necessidades dos agentes e dos clientes, permitindo melhorias constantes nos processos. 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

As facetas de um atendimento excelente

   A partir da união de tecnologia de ponta, cuidado humano e preocupação em seguir a cultura da empresa, a solução de atendimento desenvolvida pela JobHome para a Umusic Store entregou maior produtividade e qualidade, melhorando, consequentemente, os resultados do e-commerce. 

   Por trás do resultado, a qualificação e a gestão do trabalho dos agentes de atendimento foram pontos fundamentais. Operando em modelo home office, a JobHome permite uma melhor qualidade de vida aos colaboradores, que não precisam se deslocar e ganham mais flexibilidade na rotina. Isso, aliado aos treinamentos e à divisão de tarefas, torna os agentes mais engajados e eficientes. 

   “Trabalhamos com uma segmentação do nosso atendimento de acordo com o tipo de manifestação e com o perfil do nosso agente. Com isso, formamos especialistas em suas áreas de atendimento, tornando os processos mais ágeis e elevando exponencialmente a experiência do cliente”, conta Rafael Félix. 

   O processo é apoiado por uma estrutura tecnológica em nuvem, que permite monitorar a operação em tempo real, de qualquer lugar, ganhando agilidade para identificar e realizar as melhorias necessárias dentro da jornada de atendimento. 

   “Nossos bancos de dados estão todos integrados, o que possibilita atualizações constantes. As tecnologias de ponta, incorporadas às nossas plataformas de atendimento e interação, trazem eficiência para os atendimentos, facilitando o trabalho humano e refletindo na satisfação do cliente final”, afirma Félix. 

   Manter os altos índices de satisfação e qualidade do atendimento é um trabalho diário. Rafael conta que as áreas de qualidade e desenvolvimento da Universal Music trabalham com um processo de melhoria contínua da jornada, com processos de reciclagem semanais e mensais. “Desenvolvemos um quiz com aplicações periódicas e abordamos diversos temas referentes ao atendimento, com novas práticas que engajam o time em prol da experiência.” 

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]