Os três questionamentos do CX
- Por Marina Pechlivanis
- 3 min leitura
Muito cuidado com os vendedores de soluções de CX one size fits all (um tamanho serve para todos), as quais prometem que uma só tecnologia, um serviço ou uma ferramenta pode, magicamente, resolver todos os seus problemas e criar experiências ímpares para seus clientes.
Por isso, primeiramente:
Pergunte-se: Quem são os meus clientes? Quais são os seus hábitos? Quais são as suas intenções e expectativas?
Programe-se: Onde estou hoje e onde pretendo estar amanhã: no bolso, na mente e especialmente no coração dos meus clientes?
Atualize-se: O que eu tenho de soluções e ferramentas? O que eu deveria ter? Como fazer para obter?
Agora, antes de deslumbrar-se com o novo e sair comprando e implementando, reflita sobre os Três Questionamentos Sagrados do CX:
Estou sempre alerta? Lema dos escoteiros, na versão original em inglês Be Prepared e adaptado para o português como Sempre Alerta, significa estar pronto para servir da melhor forma com lealdade, respeito, responsabilidade social e ambiental. Vale para a pátria e para o mundo dos negócios.
Sou sempre fiel? Voz de comando dos United States Marine Corps e verbete presente em brasões, bandeiras e manifestos ao redor do mundo, a expressão latina Semper Fidelis (ou a versão compacta Semper Fi) traduz o senso de união, o espírito de equipe e o compromisso com um objetivo em comum. Serve para uma nação e, com certeza, para o mercado.
Mantenho-me sempre presente? Ditado popular “O melhor presente é a sua presença” funciona em todos os relacionamentos, especialmente para as relações com os clientes. Na versão mais sofisticada, significa estar disponível para ouvir, compreender e resolver, no mesmo instante, o que o cliente precisa, por exemplo, em programas humanizados de Inteligência Artificial, ferramentas combinadas de CRM e benefícios e ofertas exclusivas.
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Depois dessa anamnese, fica a reflexão: Para aprimorar o seu CX, do que você precisa?
Mais que racionalidade técnica para programações eficientes, calculismo logístico para processos produtivos e frieza mercantil para rentabilidades aceitáveis, precisamos desenvolver a sensibilidade de olhar para consumidores como pessoas. São elas que buscam satisfazer as suas necessidades de consumo, mas que querem, ao mesmo tempo, se sentir especiais com a atenção, a fidelidade e a presença das marcas que admiram. E isso sempre foi e continuará sendo o maior de todos os nossos desafios.
Para um CX de excelência, ainda temos, todos, muito o que fazer e aprender.
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