Premiumização: entenda por que quem faz lucra mais

Premiumização: entenda por que quem faz lucra mais

      A Apple, primeira e única empresa a alcançar a marca de U$ 3 trilhões em valor de mercado, é um exemplo com o qual sempre temos a aprender. Não é de se estranhar que a maior parte dos brasileiros, quando viaja para o exterior, busca uma Apple Store para vivenciar não apenas as incríveis inovações da empresa como também uma experiência muito superior à realidade da maior parte do varejo mundial. 

   Inaugurada há 22 anos, a primeira loja da Apple já trazia o conceito de “sinta-se bem aqui e usufrua de todas as comodidades de minhas tecnologias” – seja para ler e-mails, seja para jogar ou ouvir música. O mais incrível é que a Apple, constantemente, lidera o ranking de faturamento por metro quadrado entre todos os varejistas do mundo, inclusive quando comparada à Tiffany, com suas joias e diamantes.  

   A experiência criada pela Apple é premium – praticamente incomparável. Mas podemos encontrar outros grandes exemplos nas marcas de luxo. Basta lembrar do império LVMH – detentor de mais de 70 marcas, entre elas Louis Vuitton, Fendi, Givenchy, Sephora e Moët et Chandon –, que conseguiu aumentar o faturamento e a capitalização em plena pandemia, tornando o fundador, Bernard Arnault, o terceiro homem mais rico do mundo.

   Temos uma referência também aqui no Brasil: a JHSF, que criou o Shopping Cidade Jardim, com o intuito de recriar aqui o famoso Bal Harbour, de Miami. Na sequência, a empresa começou a criar torres empresariais, comerciais e residenciais de tal forma que se tornou um grande ecossistema de consumo de luxo e para pessoas com grande poder aquisitivo. O modelo acabou sendo replicado na incorporação e na internacionalização do Grupo Fasano – que é sinônimo de gastronomia e experiência superior do cliente – e em empreendimentos como a Fazenda Boa Vista. Outro exemplo é o Shopping Iguatemi, templo de luxo em São Paulo, incomparável em relação a qualquer outro no Brasil inteiro. 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

   Mais próxima do dia a dia, está a Nespresso, que recriou a experiência de tomar café, em um modelo pioneiro, também com um atendimento excepcional e personalizado em suas boutiques. Em outro setor está o Allianz Parque que, não por acaso, é o estádio que mais recebe eventos no mundo. O grande sucesso se deve, principalmente, aos camarotes e às experiências VIPs dedicadas a todos aqueles que querem realmente curtir um espetáculo muito acima do padrão. 

   Outro modelo de premiumização são os cinemas de luxo – agora mais comuns –, que também foram idealizados pela JHSF, com o Cinemark, com salas VIP e poltronas de classe executiva. No começo, elas foram alvo de polêmica, repelidas por quem defende um cinema “tradicional” mas, hoje, são as primeiras salas com ingressos esgotados em qualquer sessão.

   Do outro lado, entretanto, estão muitas empresas que cometem um erro grave: decidem entrar na guerra de preços, sem perceber que o pilar fundamental de qualquer economia é justamente o premium. É essencial apostar no aspiracional. A bem da verdade, tudo o que hoje é tendência no varejo de moda de massa foi criado e lançado pelas grandes grifes.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

   Essas tendências estão sendo absorvidas cada vez mais rapidamente mas, ainda assim, o valor do premium não é abalado – pelo contrário, os produtos menos acessíveis emergem como símbolos de diferenciação. Outro fator essencial está envolto nesse conceito: o design. Ele é um elemento-chave nessa jornada mágica das marcas. A Apple – novamente – é mestra nessa arte. Foi ela quem trouxe à tona a importância do User Experience, uma disciplina que envolve toda a essência do desenvolvimento de produtos centrados na experiência do usuário. A simplicidade, a elegância, a liberdade de fios e os manuais infinitos em cada embalagem da marca são representações desse conceito. 

   Esses exemplos ensinam que a premiumização e a criação de experiências singulares são indispensáveis para o sucesso de uma empresa. Não se trata apenas de vender produtos, mas de encantar os clientes com vivências inesquecíveis e de excelência, capazes de despertar desejos profundos. 

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]