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O que esperar do consumidor digitalizado?

O que esperar do consumidor digitalizado?

ACELERAÇÃO DIGITAL. Entre todos os debates sobre o que seria ou não parte do novo normal pandêmico uma coisa foi unanimidade: a ideia de que tanto empresas como consumidores passariam por um processo de digitalização em diversos aspectos. De fato, vimos os assuntos do digital ganharem escala máxima na prioridade.
Os profissionais de tecnologia e todos os tipos de experiences nunca foram tão requisitados. Mas, depois de um ano acompanhando em pesquisas o cotidiano de diversas classes no Brasil, é importante levarmos os debates da digitalização também sob uma perspectiva antropológica.
Afinal, ter acesso estrutural ao universo digital é bem diferente de se adquirir um mindset digital de fato. Existem três aprendizados que venho confirmando com clientes que ainda surpreendem as empresas. O primeiro é o fato de que ser ou não digitalizado não funciona como categoria binária.
Faz mais sentido pensarmos em um espectro de digitalização, em que o consumidor vai desbravando categoria a categoria e lapidando seus hábitos de compra. A ordem destas categorias de consumo varia de acordo com ar­ranjos de classe e idade. Há quem seja heavy user de redes sociais e use diversos bancos digitais, por exemplo, mas ainda não se sinta seguro para comprar moda no meio on-line.

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O segundo ponto é a ideia de que “interface intuitiva” é um termo bem-questionável. Afinal, a jornada de navegação não é universal. Pessoas de gerações diferentes têm demonstrado diferentes caminhos dentro das plataformas de compra. Por isso, existem muito pontos cegos ainda.
O público mais maduro tem-se jogado cada vez mais na compra on-line mas muitos se queixam de interfaces pensadas para jovens. Assim como muitas marcas que vendem produtos para famílias da classe C ainda não se deram conta de que a geração Z deste grupo costuma ter um papel de comprador da família e demanda mais interatividade.
E, por fim, também vemos que, à medida que o consumidor se torna ainda mais heavy user das compras digitais, ele não nega as lojas físicas. No entanto, este consumidor volta ao PDV ainda mais exigente. Ele pesquisa mais sobre os produtos, garimpa descontos e benefícios e espera que a loja entregue experiências que ele não é capaz de obter sozinho. Estamos preparados? A digitalização está só começando.

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
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Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
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Gerentes-comerciais
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Editora-assistente
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Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
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Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
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Camila Nascimento
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MARKETING
Coordenadora
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TECNOLOGIA
Gerente

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CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
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é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
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e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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