O que dirige a sua vida?
- Por Paula Pimenta
- 4 min leitura
A vida de todo mundo é dirigida por algo. A maioria dos dicionários define o verbo dirigir como guiar, controlar, direcionar. Que força motriz dirige a sua vida nesse exato momento? O que tem direcionado você? São esses os motivadores que vão orientar onde você irá investir seu tempo, talento, trabalho e tesouro. Por isso é fundamental ter a consciência do que tem conduzido as suas escolhas.
O cuidado está em ter motivadores que te levem para o crescimento de fato. Eu, Paula, listaria três principais sabotadores da sua evolução, desenvolvimento e prosperidade:
1. Sua vida é dirigida por sentimentos: Quantas vezes você se vê estagnado(a) e parado(a) por sentimentos como medo, raiva, inveja, dúvida, preguiça? Sentir qualquer um desses sentimentos é natural, mas devemos avaliar se alimentar o que sentimos irá fazer com que avancemos rumo ao propósito pelo qual fomos criados. Se esses sentimentos te paralisam, vale a pena entender se você precisa de ajuda para lidar com eles e poder se libertar para se movimentar.
2. Sua vida é dirigida por materialismo: Muitas pessoas buscam no material satisfazer aos seus desejos, acreditando que isso irá trazer completude e felicidade, porém ser dirigido por riquezas materiais não pode ser o único objetivo da sua vida. Isso não quer dizer que ter riquezas é algo que não se deva desejar e buscar; pelo contrário, deve fazer parte dos seus desejos. A pergunta que fica aqui é: Qual é o lugar que isso ocupa na sua vida e no seu coração? Você é obstinado por riquezas ou elas são somente um meio para você entregar o seu melhor?
3. Sua vida é dirigida por necessidade de aprovação: Você permite que outras pessoas controlem a sua vida, pois busca nelas a aprovação antes de tudo? Faz pensando em agradar aos outros e não porque realmente deveria fazer? Sempre digo que a outra pessoa só invade o espaço que você permite que ela ocupe. O quanto você tem permitido que outras pessoas definam a sua vida, as suas ações, os seus sonhos, os seus desenhos? Será que essa necessidade de aprovação tem te ajudado a avançar em direção a algo maior ou tem te paralisado?
Quando você entende esses sabotadores, consegue trabalhar cada um deles para mudar a direção da sua vida e orientá-la, de fato, ao propósito pelo qual você nasceu. Sua vida terá muito mais sentido, será bem mais simples, você focará as prioridades e estará sempre motivado.
Com isso, irá trabalhar por propósito e se concentrar no que é importante, será mais eficiente e seletivo, colocará seu foco no que realmente importa, irá se concentrar em uma direção. Você irá parar de andar em círculos sem chegar a lugar algum.
Na direção certa
A motivação está relacionada a ser direcionado por propósito que sempre traz ânimo e entusiasmo. Traz estímulos, paixão! Quando você trabalha sem propósito logo se cansa, entendia e desmotiva até chegar no lugar de reclamações e vitimismo. Você acorda animado para o seu dia? Levanta-se da cama cheio de energia para o trabalho? Se a resposta é não, recomendo avaliar o que tem roubado a sua alegria e as suas forças.
O propósito te ajuda a simplificar a vida com as escolhas do que fazer e do que não fazer. Te ajuda a priorizar onde investir a sua energia. Sem um propósito claro, há o risco de você investir o seu tempo, o seu trabalho, os seus recursos (tesouro) e o seu talento nas atividades que não vão trazer resultado e, como consequência, irão te estressar, esgotar e fadigar.
Por fim, ser dirigido pelo propósito traz sentido à sua vida. Quando a vida tem sentido, suportamos passar por muitas situações difíceis, caso contrário, desistimos facilmente. Ter sentido na sua vida traz esperança, e a esperança te motiva a continuar e a não desistir. Sua vida ganha relevância! São benefícios suficientes para você refletir e, quem sabe, redirecionar a sua carreira, o seu trabalho, a sua vida e encontrar, de fato, o seu papel no mundo.
Recomendadas
+ CONTEÚDO DA REVISTA
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244