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O consumo como meio, não como fim

O consumo como meio, não como fim

ENTRE TUDO O QUE A PANDEMIA impactou tectonicamente – sociedade, modo de vida, economia, (geo)política –, sem dúvida, o varejo tem um antes e um depois.

Em 2015, desenvolvi na Mandalah um framework (“Roda da Vida”) que pretendia mostrar aos shopping centers (e a todo o varejo) que havia muitas dimensões da vida humana que poderiam ser mais bem exploradas, quando se pensasse na proposta de valor e nas ofertas de um shopping.

Historicamente, shoppings sempre se posicionaram como gôndolas gigantes. Basta entrar no site da imensa maioria deles para ver que não possuem “alma própria”. Diferenciam-se pelo tamanho, ambientação, comodidades, mix de lojas mais ou menos recheadas, mas raramente vocalizam para a sociedade um propósito particular, uma relação profunda com o entorno e a comunidade, ou uma visão institucional de mundo que chame a atenção no meio da homogeneidade que faz todos os shoppings serem tão parecidos.

Com o tempo, os shoppings começaram a despertar para novas necessidades. O entretenimento ocupou seu espaço, com cinemas e locais para crianças e adolescentes se divertirem. Alamedas de serviços surgiram. Mais recentemente, tivemos o boom das áreas gastronômicas. Mas, ainda assim, mesmo tendo se transformado nas últimas décadas, os shoppings continuam sendo percebidos essencialmente como espaços para consumir, onde ocasionalmente também se pode resolver algumas coisas, se divertir e comer com a família.

A Roda da Vida, que em 2015 era um tanto provocadora, hoje soa bem mais familiar. Muitos shoppings seguiram incorporando novos elementos no mix, como academias, teatros e spas, ainda que de forma esparsa.

Por que isso se mostra cada vez mais relevante? Porque o trauma da pandemia seguramente mexeu ainda mais em um aspecto de nossas vidas que já vinha sendo intensamente ressignificado: a conveniência. Ficar em casa ensinou que não é preciso ter tanto trabalho e exposição para viver (e resolver) nossas vidas. No futuro, imagina-se que espaços únicos, completos, seguros, higienizados, organizados, que permitam endereçar de uma só vez uma série de necessidades, serão desejáveis.

Aí entram os novos shoppings, que acredito nem devam mais se chamar assim. Aqueles pautados pela Roda da Vida: espaços que atendam às mais diversas demandas humanas, onde o consumo seja uma das consequências naturais dessa interação.

Esses shoppings equilibram melhor em seus mix não apenas lojas de produtos, como também ampliam suas ofertas de serviços, entretenimento, gastronomia, e incorporam de forma mais relevante e estruturada outras esferas: trabalho, educação, saúde, bem-estar, natureza e cultura.

Para além da digitalização, a humanização das relações e o foco no que realmente importa para as pessoas parecem ser inegociáveis para o varejo.

 

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
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