Desafios da nova geração: Os CEOs de si mesmos vêm aí

Desafios da nova geração: Os CEOs de si mesmos vêm aí

Head de Pesquisa e Conteúdo do Grupo Consumoteca

   A Geração Z andou fazendo barulho nos últimos meses com um movimento conhecido como #quietquitting, que se trata de uma tentativa de acordo coletivo entre funcionários para que estes façam o mínimo necessário do requerido por sua função. Trata-se de uma resposta geracional para a máxima do “trabalhe enquanto eles dormem” ou “saia da zona de conforto”.  

   É bem verdade que o cenário já vinha mudando. De acordo com a Harvard Business Review, o trabalho de comunicação por trás das telas – que vai do tempo passado em e-mails, apps de mensagem até videoconferências – cresceu cerca de 50% em relação à última década, consumindo agora pelo menos 85% da semana de trabalho. Isso significa que passamos mais tempo atualizando informação e follow-ups do que executando, criando e tendo chances reais de inovar ou exercer um propósito. 

   Não à toa, ainda antes de a pandemia estourar, o debate sobre burnout aquecia nas empresas. As multiplataformas de comunicação e mensuração de resultados aumentaram o senso de imediatismo e urgência, gerando terreno fértil para a estafa e a ansiedade, inclusive por estarmos solitários e com medo de não estarmos performando como devíamos. Segundo pesquisa da Deloitte divulgada este ano, 45% dos Millennials se sentem esgotados devido às exigências do trabalho. 

   O fato é que os Zs chegam em um mundo de trabalho em colapso, com uma saúde mental abalada pelo início de vida adulta em pandemia e já se sentido cansados. Estamos falando de jovens que dão início a uma vida profissional em um momento em que quase não existem fronteiras entre o eu da vida privada e o eu da vida corporativa. O self jurídico que participa de uma reunião é o mesmo que monetiza a própria imagem em uma rede social.

   O #quietquitting tem gerado a interpretação de que a Geração Z seria menos ambiciosa, mas o fato é que esta geração não rejeita trabalho, mas o trabalho para o outro. Nas pesquisas que realizamos no Grupo Consumoteca pelos últimos anos na América Latina, coletamos uma série de depoimentos de gente querendo ser CEO e realizar grandes feitos. O problema é: para quem só conhece uma vida sob demanda e com muita voz ativa nas redes, é difícil se encaixar nos moldes de um mundo onde há pouca margem para a liberdade.

   A mentalidade Z entra em conflito com a do mundo corporativo. Resta saber quem vai ceder primeiro. 

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]