Pesquisar
Close this search box.
Nos passos firmes de Patricia Frossard

Nos passos firmes de Patricia Frossard

Correr riscos e estar preparada para as oportunidades são algumas das lições de liderança da CEO da Philips Brasil no ano em que a empresa celebra o centenário no País

Gerenciar e administrar uma empresa global como a Philips é um trabalho extremamente complexo. No Brasil, Patricia Frossard está à frente das operações como country manager da companhia que completa, em 2024, cem anos no País. Advogada de formação, a executiva não tinha uma carreira pivotada para ser uma CEO. “Acabei assumindo esse risco e foi interessante. Sempre digo que ninguém está totalmente preparado para assumir uma posição de CEO”, conta. 

Tendo iniciado a sua carreira como estagiária na área Jurídica da PepsiCo, Patricia sentiu a necessidade de dar um novo passo em sua vida profissional após 13 anos na empresa. Foi quando entrou para o setor Jurídico da Philips e, tempos depois, assumiu o departamento. Não demorou muito para que a oportunidade cruzasse o seu talento e, após pensar muito, decidiu dar o sim que mudaria a sua carreira profissional: assumir a presidência da Philips. 

O aceite veio com algumas condições, como ser acompanhada por um coach. Desde então, entre tantas lições que aprendeu na jornada como CEO, está o entendimento de que a permanência em uma mesma posição, por muito tempo, significa já ter dominado as habilidades e os conhecimentos necessários para esse papel. Nesse caso, permanecer nessa posição pode não ser tão desafiador ou estimulante.

“Se você está 100% preparada para uma posição, você já deveria estar para a próxima, porque aquilo não vai ser interessante para você. Temos que entender que é preciso dar o passo e correr riscos. Se não der certo, você tentou; você fez aquilo que, naquele momento, o seu coração mandou”, afirma.

Temos que entender que é preciso dar o passo e correr riscos. Se não der certo, você tentou; você fez aquilo que, naquele momento, o seu coração mandou

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Comunicação, diversidade e inclusão

A comunicação, na visão de Patricia, sempre foi uma soft skill importante no mundo empresarial e crucial para o sucesso. “Na Philips, eu tenho as portas abertas para que os nossos colaboradores me acessem; eles são os meus ouvidos e os meus olhos na organização. Eu preciso estar aberta para escutá-los, porque eles vão trazer um feedback do que eu nem sempre estou vendo. O mesmo acontece para fora; eu quero estar perto do meu cliente”, explica.

Outros fatores valorizados por Patricia são a diversidade e a inclusão. A executiva destaca dois momentos importantes nesse sentido: enquanto mulher, ser promovida a uma posição de destaque; e enquanto profissional, fora do perfil convencional, para uma posição de liderança, já que não vinha sendo preparada para a função. 

Exatamente pelas oportunidades que teve, Frossard faz questão de manter a diversidade e a inclusão na pauta de discussões da Philips, especialmente considerando que as mulheres entraram mais tarde no mercado de trabalho e que há, ainda, lacunas a ser preenchidas. Para garantir que esses valores sejam vivenciados em todas as áreas da empresa, a CEO implementou políticas concretas, como garantir que, em todos os processos seletivos, haja pelo menos três finalistas, sendo obrigatório incluir uma mulher e uma diversidade de raças.

Achar um ponto de equilíbrio é essencial

Apesar do peso de suas responsabilidades, Patricia acredita que é importante saber conciliar carreira e vida pessoal sem sacrificar a felicidade. “Não existe uma fórmula igual para todo mundo”, afirma. “Eu falo que eu sou uma pessoa feliz, porque eu trabalho com o que gosto e tenho minha família para cuidar. Eu acho que se eu desempenhasse só uma dessas funções eu não seria tão feliz como sou”, explica.

Essa filosofia de vida reflete-se na maneira como Frossard organiza a sua rotina diária. “A minha agenda inclui compromissos com os meus filhos. Eu estabeleço alguns limites para mim. Fim de semana, por exemplo, eu não trabalho; é óbvio que há exceções, mas procuro ser bastante produtiva no meu dia a dia para evitar que isso aconteça”, enfatiza.

Esse equilíbrio é alcançado por meio de um planejamento cuidadoso. “Consegui definir uma agenda que não é muito sacrificante nem para mim nem para os meus filhos”, revela. O segredo, segundo Patricia, é fazer com que todas as atividades se encaixem de forma harmoniosa no dia a dia. “Tento fazer com que essas atividades caibam na minha agenda para que eu consiga ser bastante produtiva ao longo do dia e encerrar em um tempo razoável, em que eu consiga ir para casa, cuidar da lancheira dos meus filhos e da rotina deles”, finaliza. 

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]