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Nós, os Millennials

Nós, os Millennials

   Nascidos antes dos nativos digitais, os membros da Geração Y viram nascer a internet. No Brasil, fomos (e faço questão de escrever em primeira pessoa) crianças com walkmans, adolescentes com aparelhos que tocavam MP3 e entramos na idade adulta com acesso ao que havia de mais incrível nas lojas da Apple. 

   Contada dessa forma, parece que essa trajetória aconteceu de forma fluida e veloz. A verdade, entretanto, é que a internet discada e os computadores daquela época testavam a paciência de todos nós – nunca me esqueço também de um monitor quase quebrado que mudava de cor a cada tapa que levava. Apesar de todos os “perrengues chiques”, devemos admitir: o saudoso MSN tinha funções que fazem falta no WhatsApp e, honestamente, não sei onde estaríamos sem gênios como Bill Gates e Steve Jobs. 

   Mas esse é só um aspecto da vida dos Millennials. Nós também inauguramos as redes sociais (com o Orkut, que “dava de dez” no Facebook) e tínhamos blogs quando eles ainda não eram fontes de renda. Ao mesmo tempo em que experimentávamos o YouTube, assistíamos à MTV. Com um pé no passado e outro no futuro, a Geração Y acompanhou a transição de um mundo analógico para o digital. 

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   Muitas pessoas acreditaram que o futuro do planeta estava nas mãos dos Millennials – e que faríamos alguma coisa com isso. Nós também achávamos. Porém, quando chegamos à vida adulta, ficou claro que mudar o mundo dependia de muito mais pessoas, muito mais engajamento e, aliás, mudar o mundo para que, mesmo? Esse é só um exemplo entre os inúmeros questionamentos feitos pelos Millennials, que cresceram em uma época em que padrões estavam sendo transformados e, no fim do dia, viram-se confusos e decepcionados.

   Ao contrário daqueles que foram jovens entre os anos 1970 e 1980, os Millennials não tiveram um motivo muito claro para lutar. Assim como as comunidades do Orkut, o propósito de cada um poderia variar – e muito. Aliás, tudo varia muito e, no fim das contas, estamos cansados. Nós, os Millennials, fomos protagonistas da transformação digital e, agora, queremos compartilhar alguns memes e assistir ao filme da Barbie em uma poltrona confortável do cinema – com direito a ficarmos emocionados diante do discurso sobre o excesso de tarefas pelas quais uma mulher é responsável.

   A outra mudança (essa um pouco mais complicada, mais “de exatas”) é a criptomoeda – tema da principal matéria da edição 279 da Consumidor Moderno. Pelo visto, até o dinheiro vai ser transformado enquanto os Millennials ainda habitam este planeta. E eles que lutem. 

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
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Diretor-executivo de Conhecimento
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Diretora-executiva
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TECNOLOGIA
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é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
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e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
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relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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