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Nina Black Power

Nina Black Power

Nina Silva é um grande nome na luta por direitos raciais. Fundadora e CEO do Movimento Black Money e do D’Black Bank, ela traz um posicionamento forte e necessário com uma grande mensagem para o mercado. “É preciso entender nosso poder de consumo e se renovar ou, então, cair no ostracismo”, afirma. Nascida em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, Silva teve acesso a uma vantagem que a colocou na frente: educação de qualidade, adquirida quando estudou com bolsa em colégios particulares. O resultado foi uma extensa carreira na tecnologia, que teve passagem por empresas como Hasbro, Honda, L’Oréal e Heineken, e a abertura para um mundo agridoce. Entre o sucesso que atingiu e as faces duvidosas que enfrentou por ser mulher e negra, a missão de Silva se tornou a de levar outras pessoas negras e periféricas a criar seu próprio império.

Conheça as startups de Nina Silva

Movimento Black Money: hub de inovação pautado no impulsionamento profissional de pessoas negras.

D’Black Bank: fintech para empreendedores negros com taxas diferenciadas e material educativo.

OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA EM NOSSO PODCAST

CONSUMIDOR MODERNO: Como veio a ideia de fundar o Movimento Black Money?
Nina Silva: Fundei a startup em 2017 com meu sócio, Alan Soares, com o objetivo de criar um hub de inovação, pautado em tecnologia, que trouxesse soluções e autonomia para a população negra no Brasil e no mundo. Estamos falando de poder na era da transformação digital. Percebi que era a única pessoa negra em todos os espaços do setor que frequentava. Somos um grupo de ação e diálogo com os negros do País, considerando que o Brasil é o segundo maior País negro no mundo. Temos cursos tanto de tecnologia quanto de empreendedorismo, e possibilidades para digitalizar seu próprio negócio.

CONSUMIDOR MODERNO: É possível mudar essa realidade desigual de dentro para fora?
NS: É importante dar visibilidade aos profissionais negros. Por isso, destacamos os artigos técnicos dessa população e sua produção de conteúdo. É preciso gerar uma mudança de mindset: “Sim, a Nina pode ser gestora daquele time em vez de servir o café”. As empresas têm de perceber que é necessário colocar pessoas negras em suas cadeiras ou irão perder a vez, cair no ostracismo. É preciso consumir de pessoas negras, contratar fornecedores desse grupo.

CONSUMIDOR MODERNO: Hoje, quais são as histórias de vida de quem mudou a realidade com o Black Money?
NS: Ficamos felizes em ver resultados imediatos. Fizemos um curso apenas para mulheres negras e essa turma gerou várias iniciativas que movimentam o mercado negro. Temos um co-working criado por mulheres periféricas da baixada do Rio de Janeiro, e hoje elas dão aulas de empreendedorismo nesse lugar. Uma das alunas, por meio de nossa indicação, chegou a um cargo de liderança na Ford Foundation. Nossa social media entrou como uma aluna do curso de programação básica e hoje é responsável pelo marketing digital da startup. Falar de tecnologia e economia é falar de acesso, é falar do poder do dinheiro negro.

O número de pessoas negras na tecnologia brasileira é de apenas 4%. O Brasil é composto, em sua maioria, por afrodescendentes (56%)

Fonte: Movimento Black Money

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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