Mobilidade sustentável como novo driver para o consumidor de veículos

Mobilidade sustentável como novo driver para o consumidor de veículos

O comportamento do novo consumidor da Geração Z tem direcionado grande parte das mudanças na indústria automobilística mundial. Estes consumidores, os “centennials”, nascidos na segunda metade da década de 90, que se caracterizam por serem altamente conectados e adeptos das interações digitais, valorizar mais o uso do que a posse, as aquisições por vários canais e terem como valor intrínseco a sustentabilidade, responderão por significativa parcela do consumo de veículos nos próximos anos.

Quando olhamos hoje para a avalanche de movimentos disruptivos influenciando a tomada de decisão sobre o futuro da indústria automobilística, nos deparamos com uma busca incessante dos consumidores por maior conectividade, interação, veículo, infraestrutura, infotainment e serviços de mobilidade sob demanda.

O efeito desses movimentos, em uma indústria que sempre teve seu ciclo de desenvolvimento fechado e sob total controle, foi não só a perda do domínio sobre o timing de desenvolvimento de produtos quanto a constatação de que a falta de capital e conhecimento necessários para acompanhar todos esses movimentos, ao mesmo tempo, dependeria de alianças estratégicas com as empresas de tecnologia.   

A pandemia do coronavírus fez com que países inteiros tivessem sua mobilidade restringida e intensificou a utilização de formatos digitais nas atividades de negócios, sendo no Brasil a utilização do digital na comercialização de veículos acelerada em mais de cinco anos, propiciando às montadoras lançar novos modelos de negócio, que vão do aluguel a serviços de mobilidade.

Acredito que a principal mudança tecnológica em curso é a busca por sistemas de propulsão limpos que contribuam para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e atendam aos compromissos globais de redução de gases de efeito estufa, o que já tem refletido em regulamentações globais cada vez mais restritivas aos motores a combustão.

Como o futuro depende das escolhas que fazemos, no presente creio que nosso compromisso com os consumidores deve ser o de debater o conceito de “mobilidade sustentável” e como ele é a solução para evoluirmos cada vez mais para cidades inteligentes. 

A visão de mobilidade sustentável é o que precisamos rapidamente promover no Brasil, pois ela busca equilibrar os impactos ambientais, sociais e econômicos nas decisões dos governantes para obtermos os melhores resultados para os consumidores e a sociedade.

Que o carro vai ser elétrico no futuro não há sombra de dúvidas, mas para o Brasil a eletrificação a partir de biocombustíveis possibilitará não só um salto tecnológico quântico quanto a possibilidade de oferta de veículos realmente acessíveis. 

O futuro da mobilidade e seus impactos na indústria automobilística é a nova história a ser contada.

PUBLICIDADE

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]