Pesquisar
Close this search box.
Judicialização no turismo: Aplicativos abutres, causas e soluções

Judicialização no turismo: Aplicativos abutres, causas e soluções

Apesar de prestarem serviços com excelência, as empresas de turismo e aéreas enfrentam um alto índice de judicialização. Evento debateu causas e soluções para o cenário

   Ainda que seja conhecido por ser hospitaleiro, o Brasil é o País com o maior número de processos judiciais em tramitação no mundo. O cenário afeta diferentes setores da economia, mas alguns deles são especialmente impactados: operadoras de telefonia e instituições financeiras agrupam mais de 40% dos processos em todas as unidades de federação. Além disso, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Direito Aeronáutico (IBAER), 98,5% das ações cíveis no mundo contra companhias aéreas estão concentradas no Brasil. 

   Esse contexto inspirou o evento que teve como tema central a “Desjudicialização no Turismo”. Antecipando a edição de 2023 de A Era do Diálogo, a Consumidor Moderno reuniu entidades, empresas e especialistas em uma manhã de palestras e debates, como foco em entender as causas e buscar as possíveis soluções para o excesso de litígio no consumo. 

   Luciano Timm, ex-secretário Nacional do Consumidor, professor da FGV-SP e sócio do escritório Carvalho, Machado e Timm Advogados, destacou que a judicialização é custosa para as empresas: as companhias aéreas chegam a direcionar R$ 1 bilhão ao tema, segundo diretores da ANAC. 

   Tais números não correspondem à comprovada excelência na prestação de serviços das empresas que atuam nos setores de Turismo e Aéreo no Brasil: mesmo com a pandemia de COVID-19, elas mantiveram o patamar de qualidade. Em 2022, de acordo com Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), no Brasil, 96% dos voos programados foram realizados e 86% decolaram pontualmente.

O que são aplicativos abutres?

Apresentam-se como civic techs.

Usam marketing digital para captação.

Incentivam a judicialização.

 Utilizam petições padronizadas
e informações duvidosas.

Trabalham no êxito e adiantam recebíveis.

Não utilizam canais de atendimento para resolução adequada de conflitos.

Fonte: LBCA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O QUE MOTIVA A JUDICIALIZAÇÃO?

   Em palestra, Solano de Camargo, sócio-fundador do escritório Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA) e presidente da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados da OAB-SP, explicou sobre a atuação dos chamados “aplicativos abutres”. Apresentando-se como civic techs, eles utilizam recursos de marketing digital para envolver clientes em propostas de lucro fácil mas, no fim do dia, prejudicam desde o consumidor até as empresas. 

   Alguns exemplos nesse sentido são anúncios que oferecem “até R$ 1 mil por problema em um voo” ou “a troca de um problema com voo por dinheiro na conta”. A partir do cadastro do cliente, o aplicativo abutre abre, automaticamente, um processo e lucra com os valores pagos pela empresa processada (no caso, a companhia aérea).

   Naturalmente, os aplicativos abutres já são conhecidos da Justiça. Timm apresentou dados que corroboram esse fato: de acordo com a Corregedoria Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre o fim de 2019 e junho de 2022 foram identificados 65 aplicativos que estimulam o excesso de judicialização na aviação comercial, e 37 foram impedidos de atuar por decisão judicial.

O cenário em números

98,5% das ações cíveis no mundo contra companhias aéreas estão concentradas no Brasil, segundo dados do IBAER.

R$ 100 bilhões foram gastos pelo Poder Judiciário em 2019, somando todos os entes, segundo o CNJ.

R$ 1 bilhão ao ano é a despesa dos serviços aéreos com a judicialização. De acordo com os diretores da ANAC, o total (incluindo todos os custos e despesas) é de R$ 36,2 bilhões.

65 aplicativos para ajuizamento de ações contra empresas de aviação estavam disponíveis entre o fim de 2019 e junho de 2022. Entre eles, 37 foram impedidos de atuar, pela Justiça Federal, segundo a Corregedoria Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

96% dos voos 
programados foram realizados e 86% saíram pontualmente em 2022, aponta a ABEAR.

RESOLUÇÕES E ALTERNATIVAS

   Mas, ao contrário do que possa parecer, identificar as ditas civic techs não é fácil. Solano de Camargo explica que existe um complexo ciclo de atividades que começa no cadastro do consumidor pelo site abutre. Ao longo do processo, envolvem-se diferentes advogados (ou escritórios pequenos), que representam a civic tech, evitando que haja uma relação contratual entre ela e o consumidor. Isso também vale para os registros de pagamentos.

   O evento abordou, ainda, o foco em resolução de conflitos e o uso de dados para conhecer os clientes e melhorar a experiência, com palestras de Ricardo Pereira Junior, juiz instrutor do CNJ e presidente do Fórum da Conciliação e Mediação do Estado de São Paulo de 2021 a 2022, e Alexandre Zavaglia Coelho, sócio e diretor da Legal&Tech.Design – Data Driven Consultancy e da New Law e presidente da Comissão de Direito, Inovação e Tecnologia do IASP. 

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]