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Investir em pessoas: a estratégia de Alberto Raich para o futuro da Kellanova

Investir em pessoas: a estratégia de Alberto Raich para o futuro da Kellanova

Para o vice-presidente e gerente-geral da Kellanova no Brasil, reter e desenvolver talentos é um dos diferenciais que levarão a companhia ao sucesso contínuo

Com uma trajetória de quase 30 anos na Kellanova (antiga Kellogg), e ocupando o cargo de VP e gerente-geral da companhia, Alberto Raich entende que as soft skills mais importantes para um líder constam no cultivo de três características-chave: a resiliência, o desenvolvimento de talentos e o cuidado com pessoas.

É com esse olhar que Raich dirige a empresa, que é referência global em snacks. Tendo trilhado grande parte de sua carreira na companhia, o executivo entendeu, ainda jovem, a importância de contratar e reter talentos, proporcionando ferramentas para o desenvolvimento máximo de cada membro da equipe. Aliás, atribui a sua ascensão à confiança depositada pela empresa no seu trabalho, através de apoio constante e investimentos no crescimento pessoal e profissional. 

“Fui contratado pela Kellanova (antiga Kellogg) ainda muito jovem. A minha evolução profissional para chegar nesta posição e cumprir, efetivamente, as responsabilidades da função só foi possível devido à confiança da companhia em desenvolver o meu potencial”, conta Alberto Raich. Não à toa, hoje, em sua liderança, ele relaciona a experiência dos colaboradores aos bons resultados da empresa. 

Nesse sentido, uma crença de Raich é que uma employee experience humanizada é vital para a produtividade e o engajamento das pessoas. Por isso, faz questão de incentivar o time de forma que os colaboradores se sintam bem e consigam equilibrar, da melhor maneira, a vida pessoal com a profissional. Na sua gestão, adotou o trabalho de horários flexíveis, além de oferecer cinco dias de folga ao ano para que os colaboradores possam aproveitar, da melhor forma, ao lado de suas famílias e seus amigos.

Considero que todos os meus desafios foram superados com uma combinação de liderança estratégica, adaptabilidade, foco no cliente e trabalho em equipe

“Um ponto que costumo reforçar é que o grande segredo está em estabelecer limites claros que priorizem o bem-estar físico e mental, seja delegando responsabilidades, seja desconectando-se digitalmente ou praticando atividades físicas. Um exemplo disso é como organizo a minha agenda para driblar o intenso trânsito de São Paulo. Procuro realizar as últimas conferências de casa, o que me permite jantar na companhia de minha família diariamente”, conta.

Entendendo que as pessoas são o principal diferencial da companhia, o executivo dedica-se em garantir interações positivas que coloquem as pessoas no centro das operações da empresa. O objetivo é, cada vez mais, criar uma cultura organizacional que valorize o respeito, a colaboração, a inovação e a excelência, desenvolvendo um ambiente de trabalho positivo, no qual todos se sintam acolhidos.

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Quando mudar é um desafio

Recentemente, a companhia passou por uma mudança institucional com a conclusão da spin-off da Kellogg, reconhecida por marcas como Sucrilhos, Kellogg’s Corn Flakes, Froot Loops entre outras, e, agora, está em seu “K-moment” com foco no portfólio de snacks como Pringles e Cheez-It. Para Raich, este momento representa um dos desafios mais significativos de sua carreira, enfrentando questões estratégicas, organizacionais e culturais durante o processo. 

Isso porque, em sua trajetória profissional, o executivo liderou a trajetória de crescimento da marca Pringles no Brasil, enfrentando um mercado altamente competitivo com estratégias centradas na diferenciação de produtos, inovação e compreensão das necessidades dos consumidores.

“No fim do dia, considero que todos os meus desafios foram superados com uma combinação de liderança estratégica, adaptabilidade, foco no cliente e trabalho em equipe. Aprendi que, a cada desafio, utilizei experiências vividas ao longo do tempo para fortalecer a empresa e as nossas pessoas, liderando o negócio em direção ao sucesso contínuo”, contextualiza Raich.

O futuro da Kellanova

Alberto Raich destaca os avanços do Customer Experience no Brasil, especialmente na personalização de portfólios para atender às necessidades individuais dos consumidores. Nesse sentido, a Kellanova tem investido em tecnologias e estratégias que permitam uma experiência customizada, adaptando-se às preferências locais e reforçando a sua presença no mercado.

A estratégia visa um crescimento sustentável, com foco em inovação, expansão e excelência operacional. Como explica Raich: “Minha visão de liderança sempre foi alinhada àquela que pregamos na Kellanova: diferenciar, impulsionar e entregar. Vamos em direção a um futuro de sucesso contínuo, com o objetivo de continuar crescendo e consolidando a posição da empresa como uma das mais reconhecidas e confiáveis no Brasil e nos mais de 180 países em que estamos presentes. Vamos por mais!” 

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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