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Insights Consumidor Moderno Experience

Insights Consumidor Moderno Experience

Comportamento e de melhores práticas em Customer Experience: confira o que há de novo

Um ecossistema de fidelidade que deu certo

   Pioneira na criação de um ecossistema de fidelidade no varejo brasileiro, a Stix uniu grandes marcas do dia a dia da população em uma plataforma de prêmios. O desafio tecnológico foi imenso. A integração do programa Stix, que unificou GPA e RaiaDrogasil em uma plataforma utilizando o mesmo formato de ponto, exigiu robustez para proporcionar uma experiência fluida. 

   Para Alex Rodrigues, diretor de Marketing e Comercial da Stix, a evolução do programa passa, cada vez mais, por criar uma percepção de que os pontos são para ser usados. Por isso, a base da construção da Stix foi o relacionamento transparente com o consumidor, dando a chance de ele usar os pontos antes da expiração.  

   A aposta deu certo. A Stix já tem mais de 4 milhões de clientes em sua base, com 90% ativos. Só no ano passado, os consumidores economizaram quase R$ 90 milhões em farmácias e supermercados e trocaram quase 9 milhões de prêmios, em uma proposta mais democrática de conversão de pontos de fidelidade que veio a calhar em um momento de incerteza econômica, política e de saúde, devido à pandemia de Covid-19. 

   Rodrigues explica o sucesso: “Os programas de fidelidade precisam abraçar a base da pirâmide brasileira. É importante pensar fidelidade para que as pessoas tenham acesso aos benefícios sem precisar pagar uma anuidade do cartão ou ter um celular atual com espaço de memória. A proposta da Stix é que todos possam participar: ocadastro é gratuito, e os pontos são acumulados em contas pagas por Pix, em dinheiro e cartão de crédito ou débito”, afirma Rodrigues. 

   Soma-se a isso as jornadas simples de acúmulo e troca de pontos, que engajam os clientes. Ao perceber que é possível trocar os pontos da Stix no próprio caixa da loja, no aplicativo, no site ou nos canais dos varejistas parceiros e economizar em produtos do dia a dia, o cliente enxerga valor e permanece ativo. 

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Confiança na entrega

   A ansiedade do cliente está cada vez mais difícil de ser controlada. Quando ele realiza uma compra on-line, está esperando uma encomenda ou realiza um envio, busca constantemente saber onde está o pacote e quando ele será entregue. Nesse sentido, a FedEx Express lançou mais um recurso para que o cliente acompanhe “de perto” e sinta confiança na jornada: o comprovante de entrega. 

   A novidade permite que remetentes e destinatários possam visualizar, via fedex.com, a foto do pacote nos exatos local e momento da entrega. Rakesh Shalia, vice-presidente de Marketing e Comunicação da FedEx Express na América Latina e no Caribe, explica que a solução traz maior tranquilidade para comerciantes e consumidores. 

   Por enquanto, o serviço está disponível para clientes da América Latina e do Caribe que enviarem encomendas para endereços residenciais nos EUA, em Porto Rico ou no Canadá. 

A nova voz da Alexa

   Novidade para os usuários da Alexa no Brasil: a voz da Inteligência Artificial poderá ter timbre masculino. Já disponível, a versão está alinhada ao compromisso da Amazon de evoluir continuamente a experiência dos clientes. 

   Para interagir e ouvir respostas na nova voz, basta dizer: “Alexa, mude a voz”. Em uma casa com mais de um dispositivo, é possível personalizá-los, escolhendo a opção de voz individualmente. As palavras de ativação dos comandos continuam sendo “Echo”, “Amazon” e “Alexa”. 

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Onde o consumidor está?

   Ao comprar on-line, 68% dos consumidores brasileiros priorizam as plataformas de marketplace de grandes varejistas a canais de venda próprios das marcas parceiras. Os dados são da pesquisa Retail Media, realizada pela Americanas Advertising em parceria com a Opinion Box, que trouxe a credibilidade dos serviços oferecidos como o motivo da preferência. 

   O estudo mostrou, ainda, que 62% dos respondentes dizem buscar ofertas diariamente nos sites de grandes varejistas, e 58% utilizam os aplicativos. Nesse sentido, a presença de marcas e lojas nas grandes plataformas de marketplace mostra-se de extrema importância para que as empresas estejam onde o consumidor, de fato, está. 

Digitalização do universo pet

   A experiência phygital está chegando aos pet shops de bairro. Os pequenos e médios estabelecimentos estão investindo na digitalização para incrementar a experiência do cliente e melhorar a competitividade. Para isso, eles recebem a ajuda da startup Woof, que promete aumento entre 20% e 30% no faturamento das lojas que adotam a bandeira. 

   “Um exemplo de experiência que combina o digital com o físico é a possibilidade de programar compras recorrentes e realizar entregas gratuitas. Dentro das lojas, o cliente pode apontar o celular para um QR Code, presente em adesivos e outras comunicações, e ter um atendimento por vídeo com um especialista da Woof, tirando dúvidas sobre comportamento pet, nutrição animal e outros pontos”, conta Caetano Altafin, CEO da Woof. 

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   Atualmente, a startup possui 30 lojas físicas com a sua bandeira. Para o fim de 2023, a meta é chegar a 250 estabelecimentos. 

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
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Diretora-Executiva
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Repórteres
Bianca Alvarenga
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Julia Fregonese
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YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
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MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
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Coordenadora
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TECNOLOGIA
Gerente

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Data Analyst
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é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
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