IA generativa na gestão de atendimento ao cliente: O futuro já começou

IA generativa na gestão de atendimento ao cliente: O futuro já começou

Ao passo que a tecnologia evolui, o relacionamento com o cliente e o dia a dia das empresas modificam completamente

   O futuro da experiência do cliente não pode ser imaginado sem um olhar atento para a Inteligência Artificial (IA) generativa. Já realidade no dia a dia de empresas mais disruptivas, a evolução tecnológica chega para revolucionar as formas de relacionamento com o cliente e, mais do que isso, para modificar por completo o trabalho da área de Customer Experience (CX). 

   Ao permitir a criação de conteúdo altamente personalizado, que se adapta às preferências individuais, ao histórico de interações e às características específicas dos clientes, a IA generativa produz comunicações mais relevantes e envolventes. Em paralelo, automatiza muitas etapas de construção da jornada de experiência, impactando a produtividade das equipes. 

   A estimativa, segundo pesquisa da consultoria Bain & Company, é de que a IA generativa seja capaz de automatizar, aproximadamente, 40% do tempo dedicado a trabalhos de gestão; 36%, dedicado a pesquisas; e 29%, dedicado ao Customer Service. Dessa forma, as pessoas ficarão cada vez mais focadas em atividades de inovação responsáveis por evoluir a experiência do cliente. 

   Nesse sentido, a NICE está unindo a IA generativa à vasta gama de dados do CXone, plataforma de CX em nuvem da empresa, para capacitar os líderes de CX a se envolverem, preverem e tomarem decisões que aprimorem o desempenho de agentes, a experiência do cliente propriamente dita e a excelência operacional. Tudo isso a partir das soluções Enlighten. 

   “Ao longo dos últimos anos, criamos a maior base de dados de interações de clientes, o que permitiu elaborarmos modelos de análises de interações para vários segmentos. A combinação de tecnologia com dados é essencial para alcançar resultados eficazes e significativos na prática. A partir disso, o Enlighten entende o contexto e a intenção do cliente, respondendo de maneira mais criativa, relevante e específica, criando, assim, uma experiência mais personalizada”, explica Thiago Siqueira, diretor de Vendas da NICE para o Cone Sul. 

   Agora, com o lançamento de três novas soluções para o Enlighten, ele se torna também uma Inteligência Artificial corporativa – a primeira do mercado. Baseado em casos de negócios específicos por domínio, ele garante também que as respostas estejam alinhadas às necessidades e aos objetivos da marca. 

   Thiago Siqueira explica que, para criar a solução para o meio corporativo, foi necessária uma combinação de treinamento de modelo, supervisão humana, ética, segurança e adaptação contínua. O executivo detalha, ainda, as novas soluções e o impacto que elas trazem para o dia a dia das equipes de CX. 

♦Enlighten Copilot: Disponibiliza aos agentes do Contact Center a automatização do processo de atendimento de forma que os guie em tempo real durante o atendimento por meio de prompts de atendimento. Na prática, trata-se de um assistente virtual auxiliando o agente, o que garante um atendimento personalizado e padronizado. 

 Enlighten Autopilot: Ferramenta de IA conversacional voltada ao cliente que acessa a base de conhecimento da empresa. Ela guia a resolução e busca uma resposta. Quando os consumidores interagem com o Enlighten Autopilot, ele atua como um atendente virtual e cria experiências totalmente personalizadas.

 Enlighten Actions: Voltado aos gestores e aos executivos responsáveis pela operação de atendimento. Permite acessar todos os dados de negócio de forma simples, bem como consolidar todas os insights através de buscas automatizadas e personalizadas na camada de dados – “Data Lake” – em tempo real. Também aponta, proativamente, as áreas ideais para automação e otimização de processos.

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Evolução conjunta

   A tendência é que os modelos de IA generativa continuem a aprender e a melhorar ao longo do tempo, desenvolvendo, em paralelo, o atendimento ao cliente e aprimorando cada vez mais o CX. Tudo isso será guiado pelo conhecimento profundo do cliente, considerando-se o histórico de compras e as interações anteriores, mas também o contexto emocional e as situações em tempo real. 

   “A tecnologia irá se adaptar às mudanças nas preferências e nos comportamentos dos clientes, ajustando suas respostas e abordagens de acordo com os feedbacks e as interações mais recentes. Em relação ao autoatendimento, a IA generativa, além de auxiliar os agentes em tempo real, irá se tornar mais sofisticada na resolução de problemas complexos e consultas técnicas, fornecendo soluções detalhadas e compreensíveis em linguagem acessível”, prevê Thiago Siqueira. 

   Outro ponto importante está relacionado à ética e à transparência no uso das tecnologias para relacionamento com o cliente. Na visão do diretor de Vendas da NICE para o Cone Sul, as empresas trabalharão cada vez mais para garantir que as interações geradas sejam éticas e justas e estejam alinhadas aos valores da marca, ao mesmo tempo em que informarão aos clientes quando estes estão interagindo com uma IA.  

Os impactos no atendimento ao cliente

Do ponto de visto do atendimento ao cliente, são vários os impactos que as soluções baseadas em IA generativa podem trazer. Entre eles está a evolução de chatbots e assistentes virtuais, que passam a fornecer respostas mais naturais e assertivas, criando interações mais fluidas e humanas. Thiago Siqueira cita outras questões que evoluem o CX: 

  Antecipação das necessidades dos clientes com base em padrões de comportamento e no histórico de interações, o que possibilita um suporte proativo. 

  Criação de conteúdos criativos, como histórias, recomendações de produtos personalizadas e até mesmo jogos interativos. Isso adiciona um elemento de diversão e envolvimento às interações, tornando a experiência mais memorável.

  Redução do tempo de espera através da automação do processo de atendimento, seja por robôs virtuais, seja por URA inteligente e cognitiva, o que possibilita respostas instantâneas e assertivas. 

  Capacidade de lidar com um grande volume de interações simultaneamente, liberando os agentes de atendimento para casos mais complexos e desafiadores. 

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


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