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GRUPO CASAS BAHIA | Atendimento próprio e eficaz

GRUPO CASAS BAHIA | Atendimento próprio e eficaz

No Grupo Casas Bahia, a voz do cliente é o caminho para a resolutividade, a personalização e o estreitamento do relacionamento com o cliente

Ser verdadeiramente ouvido e ter o problema resolvido é a expectativa dos consumidores ao entrarem em contato com as empresas. Nessa linha, o Grupo Casas Bahia tem investido em um programa de amadurecimento da cultura centrada no consumidor, além de proporcionar atendimento diversificado, ágil e humanizado tanto nas lojas físicas quanto nos canais digitais. 

O resultado tem sido a resolutividade e a satisfação dos clientes. No Procon-SP, por exemplo, a companhia está há seis meses com uma taxa de 85% de resolutividade. Já no Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) fechou o ano de 2023 com 84%. Na plataforma Consumidor.gov, todas as marcas fecharam o ano acima de 85%. 

“Entendemos que a peça-chave para alcançarmos um alto índice de resolutividade foi a internalização do atendimento, que ocorreu em agosto de 2022. Com isso, criamos a estrutura de atendimento ODC (Órgão de Defesa do Consumidor), incluindo o atendimento de 100% dos consumidores oriundos dos Procons Brasil, do Consumidor.gov e da Proteste”, explica Edinelson Santos, diretor de Atendimento ao Cliente do Grupo Casas Bahia. 

Dentro dessa mudança de estratégia, para manter o equilíbrio entre um atendimento ágil e a qualidade das soluções oferecidas ao cliente, o Grupo investiu em tecnologia, dados, mudanças de processos, capacitação do time e feedback. “Nosso principal objetivo é atender o cliente como, onde e quando ele quiser, e esse é o desafio que nos impulsiona a manter um equilíbrio saudável entre o digital e o humano. Entendemos que cada cliente tem um perfil único, que merece um atendimento personalizado e correspondente às suas expectativas”, destaca o executivo. 

A solução está dentro de casa

Reconhecendo a importância de solucionar os problemas dos clientes nos canais de atendimento, evitando custos maiores e preservando sua reputação, o Grupo Casas Bahia tem visto com bons olhos o movimento de internalização do atendimento.

“Nossa rotina é pautada em sensibilizar as áreas de negócio com dados e voz do cliente. Temos alguns processos internos, como o Fórum Todos pelo Cliente, no qual discutimos as oportunidades e construímos planos de ação estruturantes com o intuito de aprimorar a experiência do nosso cliente”, pontua Edinelson Santos. “Trabalhamos arduamente para que a solução ocorra ainda na esfera do SAC, para evitarmos custos maiores e uma reputação associada à judicialização”, complementa. 

A empresa tem-se comprometido a garantir um canal de atendimento eficiente, atuando na causa-raiz dos problemas. “Nosso papel é garantir a transparência na comunicação com os consumidores, o que tem total relação com um dos nossos pilares de cultura, que é dedicação total aos nossos clientes”, finaliza Edinelson Santos.

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
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