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GOL | Valorizar o que importa

GOL | Valorizar o que importa

Indo além de métricas frias, a GOL investe em interações de qualidade para garantir a resolução no primeiro contato

As empresas aéreas brasileiras possuem indicadores de qualidade dos serviços prestados comparáveis a mercados maduros, como os EUA. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), em 2023, a pontualidade dos voos no Brasil foi de 81%, enquanto nos EUA foi de 78%. Porém, o setor é um dos que mais sofrem com o excesso de judicialização das relações de consumo no País – em comparação ao mercado americano, o número de processos é 800 vezes maior. 

Em busca de nadar contra essa corrente, a GOL Linhas Aéreas investe em dois pilares para garantir a resolutividade: ferramentas de tecnologia que aprimorem a experiência digital e ofereçam jornadas simples e intuitivas aos clientes; e time capacitado, através de treinamentos que visam aumentar o entendimento das necessidades do cliente e dar autonomia às equipes. 

“A principal expectativa dos clientes é que haja um atendimento sem espera, ou com soluções disponíveis dentro dos canais digitais da companhia, e que tenha qualidade e seja resolutivo. Integramos os canais para oferecer opções de atendimento digital e humano, com uma experiência personalizada e sensível às mudanças de comportamento do consumidor”, conta José Luiz Belixior, diretor-executivo de Experiência do Cliente GOL Smiles. 

Toda essa jornada é monitorada, e os dados obtidos são analisados para envolver as áreas necessárias e buscar a melhor solução, seja para resolver o problema, seja para minimizar a insatisfação. “Além disso, temos fóruns e governanças estabelecidos para cruzar dados e buscar soluções definitivas e estruturantes que reduzam as reclamações. A partir dessas análises, são definidos projetos, mudanças de processos, melhorias de fluxos e até mesmo campanhas sobre um tema específico”, conta. 

O primeiro nível de atendimento

Na busca por melhorar ainda mais o atendimento e reduzir a judicialização, a GOL tem buscado investir na maior qualidade do atendimento em primeiro nível. O entendimento é de que interações rápidas, no primeiro contato, são pouco resolutivas e podem escalar para o segundo nível, o que aumenta o prazo de análise e da solução. Por isso, mais do que o tempo do atendimento, valoriza-se a assertividade da solução.  

“Nosso foco é que os atendimentos, no primeiro nível, tenham tempo suficiente para que a solução seja resolvida no primeiro contato, o chamado First Call Resolution. Esse equilíbrio é feito através de indicadores de qualidade, que orientam a operação e a direcionam para oportunidades”, conclui Belixior. 

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
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Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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