GOL | Valorizar o que importa
- Por Melissa Lulio
- 3 min leitura
As empresas aéreas brasileiras possuem indicadores de qualidade dos serviços prestados comparáveis a mercados maduros, como os EUA. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), em 2023, a pontualidade dos voos no Brasil foi de 81%, enquanto nos EUA foi de 78%. Porém, o setor é um dos que mais sofrem com o excesso de judicialização das relações de consumo no País – em comparação ao mercado americano, o número de processos é 800 vezes maior.
Em busca de nadar contra essa corrente, a GOL Linhas Aéreas investe em dois pilares para garantir a resolutividade: ferramentas de tecnologia que aprimorem a experiência digital e ofereçam jornadas simples e intuitivas aos clientes; e time capacitado, através de treinamentos que visam aumentar o entendimento das necessidades do cliente e dar autonomia às equipes.
“A principal expectativa dos clientes é que haja um atendimento sem espera, ou com soluções disponíveis dentro dos canais digitais da companhia, e que tenha qualidade e seja resolutivo. Integramos os canais para oferecer opções de atendimento digital e humano, com uma experiência personalizada e sensível às mudanças de comportamento do consumidor”, conta José Luiz Belixior, diretor-executivo de Experiência do Cliente GOL Smiles.
Toda essa jornada é monitorada, e os dados obtidos são analisados para envolver as áreas necessárias e buscar a melhor solução, seja para resolver o problema, seja para minimizar a insatisfação. “Além disso, temos fóruns e governanças estabelecidos para cruzar dados e buscar soluções definitivas e estruturantes que reduzam as reclamações. A partir dessas análises, são definidos projetos, mudanças de processos, melhorias de fluxos e até mesmo campanhas sobre um tema específico”, conta.
O primeiro nível de atendimento
Na busca por melhorar ainda mais o atendimento e reduzir a judicialização, a GOL tem buscado investir na maior qualidade do atendimento em primeiro nível. O entendimento é de que interações rápidas, no primeiro contato, são pouco resolutivas e podem escalar para o segundo nível, o que aumenta o prazo de análise e da solução. Por isso, mais do que o tempo do atendimento, valoriza-se a assertividade da solução.
“Nosso foco é que os atendimentos, no primeiro nível, tenham tempo suficiente para que a solução seja resolvida no primeiro contato, o chamado First Call Resolution. Esse equilíbrio é feito através de indicadores de qualidade, que orientam a operação e a direcionam para oportunidades”, conclui Belixior.
Recomendadas
+ CONTEÚDO DA REVISTA
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244