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CORREIOS | Automação, dados e integração de canais

CORREIOS | Automação, dados e integração de canais

Os Correios celebram seus 361 anos de história com milhões de entregas todos os dias e relacionamento saudável com seus consumidores

Em janeiro, os Correios celebraram seus 361 anos de história, que marcam também o início da entrega de correspondências no Brasil. Com uma equipe de mais de 46 mil carteiros e uma rede de mais de 10 mil agências, a empresa estatal é responsável por realizar milhões de entregas por dia em todo o território nacional. Além disso, presta serviços de distribuição para diferentes setores, como o Financeiro e os de Saúde e Educação. 

Garantir não só o bom funcionamento da máquina de entregas como também a satisfação de seus consumidores não é tarefa fácil. A união do aprimoramento de processos, com investimentos em treinamentos e uso de tecnologias para impulsionar a jornada do cliente, foi parte da receita que levou os Correios a alcançar um bom índice de resolutividade. Não à toa, a companhia foi uma das vencedoras do Prêmio A Era do Diálogo. 

Entre as estratégias utilizadas pelos Correios para garantir a fluidez de sua jornada estão a automação de processos para resolver consultas simples e repetitivas; a integração de canais de atendimento para oferecer diferentes opções de comunicação; a capacitação da equipe para lidar com consultas complexas; e a análise de dados para identificar tendências e melhorar a personalização do atendimento. 

“O equilíbrio entre o atendimento ágil e a qualidade das soluções pode ser mantido com uma combinação de automação, treinamento da equipe e processos eficientes”, explica Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios. “Os desafios incluem a gestão do volume de consultas; a manutenção da consistência na qualidade do atendimento; e a adaptação às mudanças nas expectativas dos clientes. Esses desafios podem ser superados com investimentos contínuos em tecnologia e treinamento, bem como com uma cultura organizacional centrada no cliente e na melhoria contínua.”

Iniciativas prioritárias

Para o executivo, a expectativa dos clientes ao fazer o primeiro contato com um serviço de atendimento está em receber uma resposta objetiva para suas dúvidas e demandas – além de rápidas e precisas – sempre no canal que julgarem mais conveniente. Assim, os Correios têm investido na diversificação e na modernização de seus canais de atendimento. 

Essas transformações incluem novidades como a aplicação do ChatGPT, ferramenta de Inteligência Artificial generativa, no portal do serviço, impulsionando as conversas com os clientes por meio da assistente virtual Carol.

Além disso, o uso de métricas como NPS, CSAT, CES e NVS, análises de sentimento e mapas de jornada e experiência de personas, combinados aos feedbacks e às percepções recebidos nos diferentes canais da empresa, ajudam na criação de planos de ação para melhoria da experiência dos consumidores. “Essas ações propiciam uma comunicação clara, com atualizações regulares sobre o status da demanda, garantindo que os clientes sintam que estão sendo ouvidos e valorizados”, explica Santos. 

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
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Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
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