CORREIOS | Automação, dados e integração de canais
- Por Melissa Lulio
- 3 min leitura
Em janeiro, os Correios celebraram seus 361 anos de história, que marcam também o início da entrega de correspondências no Brasil. Com uma equipe de mais de 46 mil carteiros e uma rede de mais de 10 mil agências, a empresa estatal é responsável por realizar milhões de entregas por dia em todo o território nacional. Além disso, presta serviços de distribuição para diferentes setores, como o Financeiro e os de Saúde e Educação.
Garantir não só o bom funcionamento da máquina de entregas como também a satisfação de seus consumidores não é tarefa fácil. A união do aprimoramento de processos, com investimentos em treinamentos e uso de tecnologias para impulsionar a jornada do cliente, foi parte da receita que levou os Correios a alcançar um bom índice de resolutividade. Não à toa, a companhia foi uma das vencedoras do Prêmio A Era do Diálogo.
Entre as estratégias utilizadas pelos Correios para garantir a fluidez de sua jornada estão a automação de processos para resolver consultas simples e repetitivas; a integração de canais de atendimento para oferecer diferentes opções de comunicação; a capacitação da equipe para lidar com consultas complexas; e a análise de dados para identificar tendências e melhorar a personalização do atendimento.
“O equilíbrio entre o atendimento ágil e a qualidade das soluções pode ser mantido com uma combinação de automação, treinamento da equipe e processos eficientes”, explica Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios. “Os desafios incluem a gestão do volume de consultas; a manutenção da consistência na qualidade do atendimento; e a adaptação às mudanças nas expectativas dos clientes. Esses desafios podem ser superados com investimentos contínuos em tecnologia e treinamento, bem como com uma cultura organizacional centrada no cliente e na melhoria contínua.”
Iniciativas prioritárias
Para o executivo, a expectativa dos clientes ao fazer o primeiro contato com um serviço de atendimento está em receber uma resposta objetiva para suas dúvidas e demandas – além de rápidas e precisas – sempre no canal que julgarem mais conveniente. Assim, os Correios têm investido na diversificação e na modernização de seus canais de atendimento.
Essas transformações incluem novidades como a aplicação do ChatGPT, ferramenta de Inteligência Artificial generativa, no portal do serviço, impulsionando as conversas com os clientes por meio da assistente virtual Carol.
Além disso, o uso de métricas como NPS, CSAT, CES e NVS, análises de sentimento e mapas de jornada e experiência de personas, combinados aos feedbacks e às percepções recebidos nos diferentes canais da empresa, ajudam na criação de planos de ação para melhoria da experiência dos consumidores. “Essas ações propiciam uma comunicação clara, com atualizações regulares sobre o status da demanda, garantindo que os clientes sintam que estão sendo ouvidos e valorizados”, explica Santos.
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