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Gestão de relacionamento: digitalize clientes e maximize valor

Gestão de relacionamento: digitalize clientes e maximize valor

Conselheiro de empresas e especialista em Governança Corporativa e Estratégia com ênfase em crescimento

   O cliente digitalizado é valioso. Muito mais do que comprar, ele interage digitalmente com produtos e serviços, gerando dados. A partir disso, a chave é cultivar relacionamentos que promovam inovação e crescimento e maximizem o valor dos clientes em longo prazo, ou seja, convertê-los de clientes conhecidos para clientes amigos. 

   No mundo digital, monitorar e analisar dados permite entender necessidades e comportamentos, aprimorar experiências e desenvolver novos produtos e serviços que atendam às expectativas. Neste artigo, discutiremos como digitalizar os clientes e maximizar seu valor por meio da gestão de relacionamento.

Entendendo as necessidades e os desejos dos clientes

   O primeiro passo para digitalizar os clientes é entender as suas necessidades e os seus desejos. Isso pode ser feito por meio de pesquisas, análise de dados e reflexões diretas com o consumidor. Quanto mais a empresa souber sobre os clientes, melhor poderá atendê-los e desenvolver produtos e serviços que atendam às suas expectativas.

Coletando e analisando os dados dos clientes

   O próximo passo é coletar e analisar os dados dos clientes. Isso pode incluir dados demográficos, comportamentais, históricos de compras e muito mais. Assim, é possível identificar tendências e padrões que ajudarão a melhorar a experiência e a desenvolver novos produtos e serviços.

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Criando uma experiência personalizada para os clientes

   Com base nos dados coletados e examinados, crie uma experiência personalizada. Por exemplo, produtos, serviços e ofertas com base em interesses e histórico de compras. Isso mostra que a empresa valoriza e entende as necessidades individuais dos clientes.

Cultivando relacionamentos duradouros

   Um relacionamento duradouro com o cliente é muito mais valioso do que uma única venda. Portanto, é importante cultivá-lo com comunicações regulares, como newsletters, promoções exclusivas para clientes fiéis (programa de fidelidade ou de associados), entre outros. Ao fazer isso, a empresa pode maximizar seu valor ao longo do tempo.

Usando tecnologia para gerenciar relacionamentos

   Por fim, sistemas como CRM, automação de marketing, chatbots e outros são opções que ajudam a gerenciar os relacionamentos com os clientes. Com o uso da tecnologia, a coleta de dados torna-se mais eficiente. Além disso, é possível personalizar a experiência e manter comunicações regulares de forma mais eficaz.

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
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Diretora-executiva
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é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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