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Gerenciamento das expectativas: O salto na experiência

Gerenciamento das expectativas: O salto na experiência

Projeto desenvolvido pela parceria entre BlackRock e TIM focou as expectativas do cliente para entregar resultados valiosos

   O relacionamento com clientes representa um dos fatores mais importantes para a evolução dos negócios. Porém, com a digitalização quebrando barreiras e aumentando a concorrência, é cada vez mais difícil conquistar o consumidor e atraí-lo para um relacionamento próximo. Soma-se a isso a mudança de comportamento em relação ao consumo, que tornou as pessoas muito mais exigentes com a jornada de experiência. 

   Em busca de encontrar uma fórmula para aproximar os clientes, mesmo aqueles insatisfeitos e que haviam feito reclamações nos órgãos de defesa do consumidor, a BlackRock e a TIM uniram-se para encontrar o ingrediente perfeito: o gerenciamento das expectativas do cliente. A partir disso, utilizaram tecnologia para alavancar a experiência e, consequentemente, a satisfação com o atendimento da operadora. 

   “Conhecer as expectativas dos consumidores e gerenciar os processos com base nisso é de extrema importância para o sucesso de qualquer empresa. Quando falamos do atendimento a clientes, isso se torna ainda mais crucial. Permitir que o cliente saiba o que acontece com a solicitação realizada ao longo da jornada do tratamento é fundamental para assegurar lealdade e encantamento pela marca”, afirma Leandro Noronha, CEO da BlackRock. 

   Nesse sentido, a empresa, integradora de soluções de tecnologia, implementou um tracking completo no processo de atendimento de solicitações de backoffice da TIM. Com o objetivo principal de ter eficácia nas tratativas e assegurar ao cliente o cumprimento de prazos estabelecidos, a solução buscou padronizar os procedimentos operacionais e levar visibilidade para a gestão de reclamações. 

   A plataforma tecnológica, chamada Turbina, conectou o front office com o backoffice para satisfazer os clientes e evitar problemas com os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, a Anatel e o Consumidor.gov. Para isso, todas as informações relacionadas às reclamações dos consumidores, realizadas nos mais diversos canais, são detectadas e trabalhadas de forma transparente – a partir do aplicativo da TIM, do WhatsApp ou do e-mail, o cliente consegue monitorar o andamento da sua solicitação em tempo real.

   A reestruturação dos sistemas permitiu transformar as reclamações e a operação de atendimento em uma central de excelência no tratamento de clientes, capaz de gerenciar o tratamento das expectativas deles de forma eficiente. Desde a primeira implantação, realizada em 2021, os resultados obtidos foram muitos. 

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Resultados de uma estratégia bem-feita

   Além de ganhar mais autonomia e produtividade no tratamento das demandas, a TIM reduziu em 50% o número de reclamações de clientes na Anatel em comparação ao ano de 2019. Inclusive, se mantém como líder do ranking de qualidade do órgão regulador desde março de 2021. 

    Quando o assunto é o Consumidor.gov, os dados de junho deste ano apontam para 90,3% de índice de solução, nota 4,1 (máximo 5) de satisfação e 100% de reclamações respondidas dentro de um período de, em média, 6,3 dias. A meta do órgão é de sete dias no prazo de resposta. 

   A operadora tornou-se a única a receber o Selo Eficiência do Procon-SP.Em 2021, ocupava o 7º lugar em volume de reclamações; já em 2022 passou a ocupar o 30º lugar – indo ao encontro da realidade do setor no qual atua. 

Recursos importantes

Os recursos da plataforma Turbina permitem automatizar os processos de negócios e melhorar a qualidade e a gestão de desempenho. Alguns deles são: 

 

º Modelagem de processos: Descreve uma sequência ou um fluxo de atividades para cumprir metas específicas. 

º Regras de negócio: Permitem a configuração sistemática das peculiaridades dos processos de cada organização. 

º Dashboards: Fornecem uma representação visual, em diferentes perspectivas, do desempenho dos processos da organização. 

º Turbilets: Usados nos dashboards para visualização, consulta ou extração de dados de processos de forma personalizada. 

º Datastream: Cria uma conexão direta entre o usuário e o banco de dados, permitindo pesquisas de aceleração e exposições de dados. 

º Documentações: Espaço dedicado para inserção de documentações geradas pelas soluções e vinculadas a elas. 

º Formulários: Interface de entrada de dados para o processo, construída a partir de tecnologias abertas, como HTML5, CSS3 e JavaScript.

º Grafos: Bancos de dados que abrangem as relações como aspecto central do modelo de dados.

O segredo do sucesso

   Leandro Noronha, da BlackRock, conta que o segredo para um projeto de sucesso está na combinação de experiência com inovação contínua. “Acreditamos que precisamos, de fato, entender os desafios e as necessidades dos nossos clientes para, então, desenhar, com base na nossa experiência, a melhor solução aliada à tecnologia. Um dos grandes diferenciais é a robusta capacidade de entrega das atividades compactuadas”, afirma. 

   No projeto com a TIM, por exemplo, o ponto de partida foi pautado em diagnosticar os principais impactos dos processos da empresa nos órgãos de defesa do consumidor e na qualidade percebida pelo cliente. 

   “Dentro da etapa de design thinking, observamos que a ausência de comunicação durante o tratamento das solicitações gerava insegurança aos consumidores, que, por sua vez, buscavam órgãos recursais para assegurar a resolução das suas demandas. Com o diagnóstico em mãos, aperfeiçoamos o processo de tratamento, implementando comunicações bilaterais através de canais digitais (SMS, e-mail, WhatsApp e Push App) para garantir e gerenciar, de forma personalizada, as expectativas dos clientes”, detalha Noronha.   

   O trabalho agora é para manter a experiência do cliente em evolução, acompanhando os indicadores e as tendências de mercado para obter resultados sustentáveis. Ao contar com Machine Learning, a solução Turbina realiza a inteligência do processo produtivo de forma sistêmica, o que garante ganhos contínuos. 

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
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