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O potencial das ferramentas de voz e chat para elevar a experiência

O potencial das ferramentas de voz e chat para elevar a experiência

O uso correto e integrado das novas tecnologias promete melhorar a experiência de clientes e colaboradores

   O atual cenário tecnológico permite às empresas algo que antes era apenas teoria: entregar uma experiência personalizada e fluida ao mesmo tempo em que escala o atendimento. Mas, para isso, é preciso expertise na hora de combinar soluções, como ferramentas de voz e chat, a fim de criar uma estrutura multicanal. 

   Afinal, a satisfação do cliente depende de um atendimento rápido, linear, assertivo e empático – independentemente do canal onde é realizado. Em larga escala, isso só é possível a partir da implementação de tecnologias eficientes que, em conjunto, criam uma experiência conversacional, ou seja, sem interrupções, com um diálogo de respostas ágeis e precisas. 

   Nesse sentido, a evolução para um atendimento automatizado e próximo do humano torna-se cada vez mais uma realidade. Como explica Carlos Henrique Mencaci, CEO da Total IP: “Os chatbots e os Robôs Dinâmicos estão se tornando mais inteligentes e sofisticados, permitindo aos consumidores realizar transações complexas e obter resoluções mais precisas para suas consultas. Isso se deve à aplicação de técnicas de PLN e Aprendizado de Máquina, permitindo aos chatbots entender melhor o contexto e a intenção.” 

   Unir o potencial dessas ferramentas de voz e chat a uma curadoria estratégica das respostas fornecidas pelos clientes torna-se o caminho para maximizar a eficiência do atendimento. Em paralelo, a integração dos sistemas da empresa – como o de autoatendimento, o CRM e o financeiro – contribui para que nenhuma informação seja deixada de lado, personalizando de forma detalhada a experiência. 

   Alcançar esse nível de maturidade, porém, tem sido um desafio para muitas empresas. Mencaci explica que, para conseguir acompanhar a rápida evolução das inovações, as organizações precisam adotar uma abordagem estratégica e proativa, utilizando a tecnologia como aliada. 

   “É importante monitorar as tendências tecnológicas relevantes para o negócio e identificar quais são úteis para melhorar a experiência do cliente. Isso pode ser feito através da coleta e da análise de dados, com NPS e CSAT, por exemplo, a fim de identificar necessidades, expectativas e pontos de melhoria. Além disso, a capacidade de adaptar-se, rapidamente, às mudanças no comportamento dos consumidores e do mercado em geral é crucial para manter a competitividade e a relevância”, diz Mencaci. 

Ferramentas de voz e chat para alavancar o CX

Carlos Henrique Mencaci elenca as principais ferramentas utilizadas pela Total IP para melhorar a experiência no atendimento, construindo uma jornada fluida e multicanal. 

♣ Plataforma de atendimento DAP: plataforma de atendimento omnicenter capaz de integrar todos os canais de comunicação, incluindo voz, chats, WhatsApp e Telegram. A solução permite aos agentes atenderem clientes em qualquer canal, sem interrupções na conversa. 

♣ Totalphone WebRTC: o softphone web transforma o computador em um telefone multimídia, facilitando a comunicação com os clientes e dentro das empresas. 

♣ Classificador de chamadas THD: permite que a operação tenha apenas contatos úteis, aumentando em até 45% a produtividade. Entre as funcionalidades da solução estão a gestão das chamadas – e do tempo dos atendentes – bem como um fatiador de mailing para definir com quais clientes entrar em contato.  

♣ Chatbots: a fim de atender a um grande volume de consultas, eles fornecem respostas rápidas e precisas aos clientes. Os chatbots são alimentados com informações atualizadas sobre produtos e serviços da empresa, bem como com respostas para perguntas frequentes.

♣ Robôs Dinâmicos: tecnologia de reconhecimento de voz para identificar o cliente e direcioná-lo para o agente certo. Isso reduz o tempo de espera e aumenta a eficiência do atendimento.

♣ Transcrição de diálogos e Speech Analytics: a análise de dados das transcrições ajuda a entender as preferências e as necessidades dos clientes. Com essa informação, a empresa pode personalizar a experiência do atendimento, antecipar necessidades, detectar padrões de chamada mais eficientes e fazer a curadoria dos Robôs Dinâmicos.

Integração de sistemas: os sistemas de atendimento ao cliente são integrados com outros sistemas, como CRM e pagamento. Isso permite aos agentes terem acesso aos dados necessários para resolver os problemas dos consumidores de forma rápida e eficiente. 

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Employee Experience também é peça-chave

   O sucesso no atendimento ao cliente está diretamente relacionado à experiência dos colaboradores, já que, quando engajados, eles costumam ser mais produtivos e entregar um trabalho de maior qualidade. A tecnologia também tem auxiliado, e muito, nesse sentido. 

   “Um exemplo muito útil é a automação de tarefas repetitivas utilizando Robôs Dinâmicos e chatbots ágeis para agendar consultas e exames, requisitar segunda via de boleto, informar saldo de cartão, processar um pagamento por cartão de crédito ao telefone e muitos outros. Isso permite ao funcionário focar sua atenção em atividades mais estratégicas e criativas das organizações”, diz o CEO da Total IP. 

   Outras aplicações estão relacionadas à compreensão da jornada do atendente, com acompanhamento de indicadores e gravações, a fim de melhorar processos e promover treinamentos necessários. “Esses investimentos estão trazendo resultados significativos, como redução do turnover de talentos e aumento da satisfação dos clientes”, conta Mencaci.

Frutos de um atendimento excelente

   As estratégias para melhoria da experiência a partir das ferramentas de chat e voz para construir uma comunicação unificada, chamadas pela Total IP de Omni Center, têm resultado em cases de mercado. 

   No Instituto Saber, empresa que promove a inserção de jovens em vulnerabilidade no mercado de trabalho, por exemplo, a solução Omni Center reduziu o tempo de espera dos alunos em mais de 50%, aumentou a satisfação em 90% e diminuiu os custos operacionais em 30%. 

   Já no Assine Bem, empresa de tecnologia que fornece soluções para assinatura eletrônica, a integração dos canais de comunicação e a implementação de notificação automática de assinaturas de documentos pelo WhatsApp reduziram em 60% o tempo médio de atendimento, aumentaram em 95% a satisfação e incrementaram em 30% as vendas. 

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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