A excelência nos serviços é um trabalho estratégico e diário
- Por Larissa Godoy e Larissa Sant'Ana
- 5 min leitura
A obrigatoriedade de rever os processos e as estratégias de Customer Experience (CX) tornou-se rotina para as empresas de todos os setores. Com a constante evolução das expectativas do consumidor e a rápida digitalização, é cada vez mais necessário ganhar em agilidade, inteligência e flexibilidade para construir uma experiência excelente.
Nesse sentido, o Grupo Drogarias Pacheco e São Paulo (DPSP), segunda maior rede varejista de farmácias do Brasil, tem investido em atendimento omnicanal, novas tecnologias e atendimento fluido e resolutivo. O objetivo é facilitar a jornada de saúde dos clientes, cuidado que resultou no reconhecimento da companhia pelo segundo ano consecutivo no Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente.
“Estamos apostando em inovação e tecnologia em todos os canais de venda. Também temos muita atenção na evolução da nossa Central de Relacionamento, já que entendemos a confiança como algo essencial. Buscamos tornar a experiência cada vez mais personalizada, entendendo as diferentes necessidades e preferências para adequar nossos serviços e produtos de forma inteligente e eficiente, para cada cliente”, conta Andrea Sylos, diretora-comercial e Marketing do Grupo DPSP.
No último ano, os principais investimentos realizados pelo Grupo foram:
♦ Desenvolvimento dos aplicativos das bandeiras Drogaria São Paulo e Pacheco, canais utilizados para integrar a jornada de loja ao digital e fidelizar o cliente.
♦ Evolução do e-commerce, que, além de serviços farmacêuticos e vacinas por agendamento, oferece conteúdo informativo relevante para os clientes.
♦ Disponibilidade de diversas modalidades de entrega, como a Super Expressa, com entrega até em 2 horas para os clientes, além do formato retire na loja.
♦ Evolução do sistema de balcão nas lojas físicas para oferecer o melhor atendimento a cada cliente ou paciente.
♦ Eficiência da Central de Relacionamento, com um atendimento caloroso e resolutivo.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
pontos-chave de uma experiência vencedora
Para estar verdadeiramente apta a construir uma boa experiência diante das atuais circunstâncias, uma empresa precisa ter o entendimento de que a área de Atendimento não se trata de um custo para a operação, pelo contrário, representa parte importante do CX e, consequentemente, do sucesso do negócio. Este foi um dos fatores que levou o Grupo DPSP a se destacar quando o assunto é excelência nos serviços ofertados aos clientes.
“A área de Atendimento ao Cliente, SAC e Pós-vendas é estratégica para manter fortalecido o relacionamento do cliente com as marcas e resgatá-lo quando necessário. Temos que acolher e resolver de forma simples e ágil qualquer necessidade. Para isso, acompanhamos de forma próxima e detalhada todos os indicadores em fóruns estratégicos. Há o envolvimento de toda a empresa, sempre com a discussão e a revisão de processos”, afirma Andrea Sylos.
Dessa forma, a importância dada à experiência em cada contato do cliente com a marca torna o CX parte integrante da cultura, envolvendo todas as equipes nas estratégias de melhoria do relacionamento com o consumidor e facilitando os investimentos necessários para esse objetivo.
Buscando essa integração das áreas da empresa, Alessandra Mincov, gerente de CX do Grupo DPSP, conta um pouco sobre o programa “Embaixadores do Cliente”. “Nele, trabalhamos a ideia de ‘você também faz parte da experiência do cliente’. Formamos multiplicadores e facilitadores. Isso tem agilizado a resolução de entraves e sugestões de melhorias em processos, com o principal objetivo de entregar ao cliente uma fluidez na jornada de compra e prestar suporte.”
Andrea Sylos explica ainda que, para o Grupo DPSP, a parte mais importante do negócio são as pessoas que, além de aptas, precisam estar engajadas com o propósito maior. “Por isso, oferecemos treinamentos contínuos, plataformas de conteúdo atualizadas e integração com times de back office para apoio. É essencial aproximar cada vez mais as áreas corporativas da equipe de SAC e Pós-vendas, trazendo mais assertividade e agilidade no atendimento das demandas”, destaca a executiva.
Como apoio para todas essas estratégias, a tecnologia aparece para otimizar, agilizar e garantir a eficiência dos processos de CX. É a partir da integração de soluções inteligentes que o atendimento se torna personalizado e cada vez mais detalhado, independentemente do canal escolhido, mostrando ao cliente que ele é único e responsável pela própria jornada.
“A tecnologia tem o papel fundamental de agregar inovação e integrar os nossos serviços, permitindo-nos ter uma execução com inteligência. Acompanhamos a evolução do mercado, e as melhorias são constantes. Tudo isso para que o cliente seja atendido com eficiência e resolubilidade em qualquer canal. Cada experiência importa, por isso, cuidamos da interação do início ao fim, e atuamos de forma rápida”, diz a diretora-comercial e Marketing do Grupo DPSP.
Recomendadas
+ CONTEÚDO DA REVISTA
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244