Estrela-guia nos negócios: será que existe alguma?
- Por Marina Pechlivanis
- 3 min leitura
Em um mercado com tanta gente perdida tentando se encontrar e se reinventar, uma estrela norteando os caminhos é sempre bem-vinda.
Nos primórdios da humanidade, as estrelas-guia eram observadas com máxima admiração por nossos ancestrais, que atribuíram poderes mágicos a estes orbes com luz e energia próprios, marcadores de tempo e de espaço. Nas mais diversas épocas e culturas, elas sempre foram consideradas faróis norteadores: pontos de referência iluminando os caminhos e guiando os viajantes, desbravadores e mercadores – muito antes da existência de mapas, bússolas e ferramentas de geolocalização. Estimulando a curiosidade, são responsáveis por inspirar inúmeras invenções e avanços científicos, sem contar o seu papel fundamental nas primeiras andanças e ondas da globalização.
Por isso são consideradas eixos, referências. A Estrela da Manhã representa o princípio da vida e a formação do mundo. A Polar, o centro do universo ao redor do qual gira o firmamento. A Cadente, fragmento de matéria interplanetária que se aquece ao entrar na atmosfera terrestre e se torna luminoso, tem fama de realizar desejos. Ainda tem a Vésper, a Nuclear, a Nova, a de Nêutrons… entre tantas estampadas em símbolos de sistemas culturais e de crenças de todas as épocas, influenciando e inspirando.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Do espaço sideral para o mundo dos negócios, aproveitando a analogia estrelas-guia para lideranças, empresas, produtos e serviços realmente dignas de admiração (lembrando que sua resposta por ser “sim” ou “não”; e “alguém” ou “ninguém”, se for o caso):
— Quais são as pessoas e as marcas que iluminaram e iluminam a sua jornada profissional e interferiram e interferem positivamente na sua vida pessoal? Por quais motivos?
— Quem se compromete com suas ofertas e entrega tudo com excelência? Como aferir?
— Qual é o seu exemplo de postura para a tomada de decisões inteligente? Por quê?
— Quem é a sua referência por atuar com ética, governança, responsabilidade social, sustentabilidade, capacidade de inovação, potencial inclusivo de geração de renda e visão de transformação? Quais são os critérios?
Olhando agora para o seu próprio legado e para a sua construção de carreira e contribuição à sociedade: Quem é você nesta constelação?
Eis a reflexão: você pode ser guiado por uma ou várias estrelas. Pode ajudar as pessoas ao seu redor a conhecer e a reconhecer estrelas de admiração e de inspiração. E pode, também, ser estrela-guia para alguém.
Como? Só depende de você e da sua vontade de poder e querer compartilhar a sua luz.
Recomendadas
+ CONTEÚDO DA REVISTA
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244