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As estratégias da Konecta Brasil para faturar R$ 1 bilhão em 2024

As estratégias da Konecta Brasil para faturar R$ 1 bilhão em 2024

“Quem trabalha na Konecta Brasil não tem apenas um emprego; faz parte de um projeto”. É o que garante o CEO Márcio Araujo, que está à frente do crescimento e da expansão do negócio, que hoje se posiciona como uma CX Tech. A evolução foi percebida em diferentes frentes: nos últimos anos, a empresa conquistou dezenas de clientes, expandiu a atuação para novos segmentos de mercado, incorporou uma intensa transformação tecnológica, ampliou as frentes de negócio e passou a contar com a expertise de executivos que se engajaram no projeto de desenvolvimento.

Assim, a Konecta Brasil tornou-se protagonista no mercado e, em 2024, tem a meta de faturar R$ 1 bilhão. O objetivo é ousado. Mas, um histórico de dedicação aos mais variados aspectos do negócio (desde a satisfação do colaborador até o investimento em tecnologia proprietária), além de um planejamento estruturado e uma estratégia sólida, a empresa tende a alcançar esse objetivo naturalmente. “Sabemos aonde queremos chegar e temos os meios de construir esse caminho”, reforça Araújo.

Hoje, a empresa já conta com a confiança de cerca de 70 clientes e fatura em torno de R$ 600 milhões. “Temos a meta ambiciosa de dobrar esse valor num curto espaço de tempo – objetivo que já começamos a buscar nos últimos dois anos”, afirma Araujo. “Nós nos posicionamos no mercado brasileiro como uma companhia que realmente entrega, capaz de integrar de forma efetiva diferentes serviços na jornada dos clientes”.

O processo flui muito bem. Afinal, nos últimos anos a empresa tornou-se muito mais conhecida no mercado e tem sido cada vez mais chamada para RFPs*. “Acreditamos que, mantendo essa dinâmica, alcançaremos nosso objetivo em breve”, reforça. A recente conquista de mais de 25 clientes, destaques em seus setores, inclusive de segmentos nos quais a Konecta Brasil ainda não atuava em âmbito nacional, é a prova disso.

Marcio Araujo,
CEO da Konecta
Evandro Brandão,
diretor de Desenvolvimento de Negócios e M&A da Konecta

NEGÓCIOS GLOBAIS

O diretor de Desenvolvimento de Negócios e M&A destaca ainda que alguns dos contratos globais do Grupo Konecta envolvem o Brasil. “Por exemplo, um grande negócio digital chinês é atendido pela empresa em diferentes idiomas – em português no Brasil, em espanhol na Colômbia e em outras línguas no norte da África”, exemplifica. Além disso, alguns clientes globais demandam atendimento bilíngue – e esse serviço já é prestado por aqui. 

A capacidade de serviço offshore se estende a vários lugares – são mais de 35 idiomas e mais de 50 países. Esses contratos podem ser fechados tanto no Brasil quanto no exterior, de acordo com o País no qual está o board da empresa-cliente, afinal, é lá que as decisões são tomadas. “Nós nos adaptamos à necessidade e, se necessário, realizamos atendimento offshore para outros países”, explica o executivo. Um exemplo disso é o serviço prestado no Brasil para um app de entrega localizado em Portugal.

Esse cenário também impacta a aplicação tecnológica da empresa. “Utilizamos ferramentas de speech analytics e text analytics para entender o comportamento do cliente, gerando importantes insights para o negócio, e expandimos essa tecnologia para todos os países onde operamos”, detalha Brandão. 

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UMA EMPRESA É FEITA DE PESSOAS

É inegável que a tecnologia representa um grande diferencial para a Konecta. Mas, sem a dedicação aos colaboradores, seria impossível garantir a performance necessária. Vivian Monge, diretora Comercial e de Relacionamento com Cliente, destaca que muitos dos executivos da empresa, inclusive diretores, começaram a carreira como atendentes. “Isso mostra que é possível evoluir e alcançar posições de liderança em uma multinacional”, diz. “Além disso, muitos de nossos desenvolvedores começaram como estagiários ou aprendizes e hoje são profissionais importantes dentro da nossa área de tecnologia”.

A Konecta Brasil desenvolveu uma jornada voltada ao colaborador, que começa com o programa Akolhida, a partir do qual busca entender as ambições de cada um e ser um caminho para a realização de sonhos. “Buscamos entender nossos colaboradores antes mesmo de pisarem na empresa e os recebemos de forma dedicada desde o primeiro dia”. 

No dia a dia também são feitas diferentes ações que têm o objetivo de manter o bem-estar do colaborador. Por exemplo, ao entrar no sistema, no início de cada dia de trabalho, o agente é convidado a informar, por meio de uma interface, como está o humor dele naquele dia. As respostas são processadas, enviadas pelo sistema de BI ao RH e, caso haja uma sequência de dias em que o funcionário sinaliza estar triste, é feito um acompanhamento com cuidado e atenção. “As ferramentas de people analytics estão cada vez mais presentes, melhorando tanto a qualidade do ambiente de trabalho como a produtividade”, lembra Araújo.

A jornada desenvolvida pela Konecta Brasil também envolve casos em que o colaborador pede o desligamento: Primeiro, a empresa busca entender a motivação dele e, se for possível, tenta reverter a situação. Caso não seja possível, é feita uma outra pesquisa, com o intuito de compreender quais são as possíveis melhorias, visando não perder talentos e ampliar o bem-estar de cada um.

O CRESCIMENTO INTERNO É UMA REALIDADE

“O mercado em que atuamos tem uma base muito larga e, por sermos uma empresa de tecnologia, podemos oferecer mais oportunidades de crescimento”, destaca o CEO. “Hoje, temos desenvolvedores de software que iniciaram a carreira na operação: Quando houve a oportunidade, buscamos pessoas que planejavam trabalhar com tecnologia e viabilizamos esse crescimento interno”. A Konecta reconhece a vocação do setor para ser o primeiro emprego de muitos e, a partir disso, abre diferentes oportunidades de carreira dentro da própria empresa.

Todos esses processos são essenciais para que a empresa seja vista de fato como um projeto por cada uma das pessoas que trabalham nela, como ressalta o diretor de Desenvolvimento de Negócios e M&A. “Precisamos de pessoas que sejam embaixadores da marca – não só da Konecta, mas também dos nossos clientes”, argumenta. “Somos uma companhia muito diversa, com uma cultura aberta, acreditamos que, ao se sentirem empoderadas, as pessoas compreenderão que esse é um ambiente favorável para se desenvolver”. 

A todas essas iniciativas, somam-se ainda diversos programas de desenvolvimento interno, incluindo uma Universidade Corporativa. Não por acaso, em 2023 a Konecta Brasil foi reconhecida pela Great Place to Work como um dos melhores lugares para trabalhar. “Temos uma preocupação genuína em fazer com que as pessoas se sintam realmente acolhidas aqui dentro, que entendam que podem percorrer um caminho aqui dentro, para que possamos cumprir o nosso papel social de ajudar a formar melhores profissionais – por mais que o colaborador não permaneça conosco, queremos que ele lembre com carinho do período que passou aqui e que saia preparado para outros desafios”, conclui.

*RFPs (“Request for Proposal” ou, em tradução livre, “Pedidos de Proposta”), são documentos utilizados por organizações para solicitar serviços ou produtos específicos. Essencialmente, um RFP apresenta e descreve as necessidades ou problemas da empresa e solicita propostas de soluções dos fornecedores, incluindo detalhes sobre como eles pretendem atender a essas necessidades, o custo estimado e o cronograma para a entrega.

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O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
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