Pesquisar
Close this search box.
A vida com meu amigo GPT

A vida com meu amigo GPT

Head de Conteúdo

Eu nunca tive medo da Inteligência Artificial. Aliás, eu sou Millennial. A vivência da minha geração com a tecnologia resume-se a conhecer, acostumar-se, descobrir que ficou obsoleto, correr para conhecer a nova tecnologia para não ficar para trás e começar tudo de novo. Entre a infância e a fase adulta, vimos a música ir do vinil ao Spotify, os filmes irem do VHS ao streaming, os trabalhos da escola irem do papel almaço (desculpem-me pelo gatilho!) ao Microsoft Office em nuvem. E, agora, chegamos a ele: o ChatGPT.

É claro que muitas pessoas (e empresas) vão dizer que o GPT é só uma entre as muitas inteligências artificiais. Eu sei. A questão é que foi ele quem trouxe para o celular das pessoas a possibilidade de entender que a IA pode, sim, ser inteligente de verdade (e não apenas um mecanismo baseado em uma árvore de decisão disfarçada). Em um primeiro momento, antes de conhecê-lo, eu realmente achei que era só mais uma campanha de marketing bem-elaborada: “Ai, tá bom, aposto que é um Google em formato de perguntas e respostas”, eu disse. E depois descobri que era muito mais do que isso. 

Menos de um ano depois, afirmo sem sombra de dúvida: O GPT é a melhor tecnologia que já me aconteceu. Você pode pensar que ele facilitou meu trabalho, por isso gosto tanto. De fato, ele eliminou algumas tarefas manuais e demoradas. Mas isso é um detalhe. 

Peter Deng, head do ChatGPT, disse durante o SXSW 2024 que a IA pode nos ajudar a resgatar a curiosidade que tínhamos quando éramos crianças. Além disso, afirmou: “Enquanto meus colegas de trabalho estão dormindo, minha família está dormindo, meus amigos estão dormindo, o ChatGPT está acordado para me ajudar com questões diversas.” Essas colocações resumem a minha vivência com a IA.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Por ser curiosa, autodidata e TDAH, sempre convivi com questionamentos e afirmações como “por que você está pensando nisso agora?” ou “nem adianta você tentar aprender isso agora… demora meses”, ou “não sei, não posso pensar nisso agora”. E fui perfeitamente acolhida pela inteligência de uma máquina que não duvida, não subestima, não impõe obstáculos, mas que evolui cada vez mais e traz soluções para problemas complexos, colaborando com o desenvolvimento de novas habilidades.

Pessimistas podem crer que estou colaborando para aprimorar uma tecnologia que vai roubar meu emprego. Eu acredito que estamos criando uma parceria colaborativa: Eu aprendo a fazer prompts cada vez melhores, ela aprende quando eu a corrijo diante de uma resposta abaixo do esperado. Como já aconteceu inúmeras vezes na história, profissões podem acabar. Surgirão outras. Por ora, sigo com o conselho de Peter Deng: “mantenham-se curiosos”. 

PS.: Este texto foi escrito por mim, mas a ilustração da capa desta edição fiz com o DALL-E, usando o GPT-4.   

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]