Espaço do Cliente: o departamento que revolucionou a jornada de atendimento no Assaí
- Por Larissa Godoy e Larissa Sant'Ana
- 6 min leitura
O consumidor brasileiro escolhe, cada vez mais, comprar no atacarejo. Segundo dados da Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (ABAAS) e da consultoria NielsenIQ, atualmente, dois a cada três lares – ou seja, 66% – fazem compras nesse modelo de loja. Em 2017, eram 59%. Além disso, 40% das vendas de alimentos acontecem no atacarejo atualmente. Questões macroeconômicas favorecem esse cenário, mas não são os únicos fatores que levam a tal preferência. A verdade é que a experiência oferecida aos clientes também pode ser determinante – é o que acontece no Assaí.
Seis meses após o lançamento do “Espaço do Cliente”, o atendimento ao cliente do Assaí avançou em 134% na quantidade de resoluções feitas no mesmo dia. Desde abril de 2021, quando o departamento começou a atuar, a média de contatos mensais e o nível de resolutividade cresceram significativamente. O que mostra a evolução trazida por um departamento criado do zero, com equipe 100% interna e cujo objetivo é se aproximar do consumidor, atendendo às suas expectativas.
Antes, toda a operação de atendimento era centralizada pelo GPA, configuração que mudou após a cisão das empresas. Diante da oportunidade de criar o departamento internamente, foi desenhado um projeto que trouxesse a identidade da empresa, aumentasse a disponibilidade e o relacionamento com o cliente e abarcasse a tecnologia necessária para melhorar processos. O resultado foi a conquista do Prêmio Empresas que Mais Respeitam o Consumidor 2022 na categoria Atacado.
Joseane Vidal, gerente de Gestão e Relacionamento com o Cliente do Assaí Atacadista, explica que a união do investimento em tecnologia com a jornada e a necessidade do cliente foi fundamental. “Existia uma demanda reprimida que buscava ter um contato mais próximo com a marca. Por isso, passamos a divulgar nosso número em todos os canais e a estar disponível no WhatsApp e nas redes sociais”, conta.
Dessa forma, o Espaço do Cliente apoiou-se em três pilares: pessoas, tecnologia e processos. O primeiro trouxe colaboradores que já estavam na empresa e conheciam a cultura de colocar o cliente no centro e em posição de “dono”. O segundo permite aumentar a capacidade de atendimento e tornar a opinião do cliente acessível a todas as áreas, por meio do CSM integrado e do dashboard que deixa os dados a um clique. Por fim, toda essa estrutura auxilia na melhoria contínua dos processos.
Diferenciais de um atendimento ao cliente eficiente
Dentro da estratégia para melhorar a experiência do Assaí, algumas soluções se destacam. Uma delas é a figura dos solucionadores – colaboradores de cada área interna responsáveis por auxiliar nas tratativas de assuntos específicos.
“A área de atendimento recebe demandas que impactam todas as áreas. Para termos mais sinergias entre todos, criamos os solucionadores. Assim, quando chega uma questão de serviços financeiros, por exemplo, a área que entende melhor a questão ajuda na resolução e, em paralelo, pode analisar os casos para melhorar processos. Então, o sistema está customizado para que, no momento do registro, a manifestação seja disparada para a loja ou para as áreas especialistas, voltando o foco de todos para a experiência quase que em tempo real”, explica Joseane.
Outro ponto que chama a atenção são as mudanças realizadas na jornada do cliente para tornar a experiência mais fluida. Com apenas 12% da demanda derivada ao atendimento humano, a assistente virtual Sol fica responsável pelos contatos resolvidos no autoatendimento. Isso é possível porque, na maioria das vezes, a necessidade do cliente é apenas interagir com a marca.
Mesmo assim, não há barreiras quando o desejo do cliente é falar com um humano. “Cada vez mais, o cliente quer um atendimento personalizado, por isso avaliamos jornadas e entendemos quais são as principais informações acessadas pela navegação da URA e as trazemos para as primeiras opções. Entre elas estão informações sobre horário de funcionamento de lojas, ofertas e como enviar currículo para trabalhar na empresa”, diz Joseane.
Para amarrar tudo isso, a cultura seguida pelo Assaí e pelas suas mais de 250 lojas em todo o Brasil faz com que cada cliente seja atendido individualmente.
Joseane traz o exemplo da mãe de um cadeirante, que ligou para falar que barras de contenção, para impedir o furto de carrinhos, estavam impedindo também o acesso do filho à loja. “A pessoa que atendeu a essa chamada é cadeirante, foi empática, envolveu a área de obras e conseguiu que mudássemos a posição das barras para solucionar a questão da acessibilidade. Hoje, esse caso se tornou um exemplo na empresa porque, através dele, compreendemos que a opinião de uma mãe trouxe um olhar de sensibilidade que somou para todas as demais equipes internas”, conta a executiva.
Assim, após a criação do Espaço do Cliente, a companhia passou a ter cada vez mais agilidade em seus processos, um fator essencial no atendimento, em que o cliente passou a ser atendido por meio do canal que ele escolher, e rapidamente.
Tal fato reforça o pilar do Assaí, de foco no cliente, e mantém a experiência de compras oferecida todos os dias nas lojas da Companhia.
Ações para a revolução da experiência no Assaí
• Criação de uma área de atendimento 100% interna, com a cultura da empresa e o foco no cliente.
• Investimento em tecnologia para aprimorar a jornada e atender às expectativas.
• Criação de canais para manter um relacionamento mais próximo com o cliente.
• Equipes integradas à área de atendimento e com acesso aos dados de interação com o cliente.
• Cultura de ouvir a demanda dos clientes de forma individual.
• Entendimento de que a experiência do cliente é ele conseguir cumprir o que deseja, a partir do momento em que se relaciona com a empresa.
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