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Empatia Corporativa: você sabe o que é isso?

Empatia Corporativa: você sabe o que é isso?

É referência em comportamento de consumo e empatia no Brasil e destaca-se como executiva, autora e palestrante

Adoro essa frase do Scott Cook, fundador da Intuit, empresa desenvolvedora de softwares avaliada em mais de US$ 100 bilhões.

Destaco as cifras para enfatizar que sim, a empatia não é meramente uma prática idealista, mas uma alavanca comprovada para o sucesso nos negócios.

Para Belinda Parmar, selecionada como Young Global Leader pelo Fórum Econômico Mundial e a criadora do primeiro “índice de empatia corporativa” do mundo, para que a empatia tenha um impacto sustentável e duradouro, as empresas devem entender que ela é muito mais do que uma ‘soft skill’, mas uma qualidade urgente e que pode contribuir com os resultados do negócio.

A análise conduzida por Parmar em mais de 160 corporações evidencia que a Empatia Corporativa está intrinsecamente ligada a indicadores-chave de desempenho:

Crescimento: As 10 melhores empresas no Índice de Empatia Global registraram um acréscimo no valor de mercado duas vezes maior que as 10 piores.

Produtividade: As 10 As organizações mais empáticas evidenciaram uma margem de lucro por colaborador 50% superior às 10 menos empáticas.

Receita: As 10 melhores empresas apresentaram um aumento médio de receita de 6%, em contrapartida a uma redução de 9% entre as de menor pontuação.

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De acordo com o Índice de Empatia Corporativa proposto pela pesquisadora Belinda Parma, 8 comportamentos são fundamentais para empresas terem mais empatia no alicerce de suas culturas.

Vamos a eles:

▶ 8 – Preocupam-se com a cultura organizacional.

▶ 7 – Atraem a Geração Y por meio da inovação.

▶ 6 – São lideradas por pessoas admiradas e conectadas às causas da empresa.

▶ 5 – São transparentes e verdadeiras.

▶ 4 – Compartilham os valores e a história por trás de sua marca.

▶ 3 – Utilizam as mídias sociais de maneira empática e dialogam.

▶ 2 – Ouvem e dialogam com “haters”.

▶ 1 – Piorizam a ética nas decisões do Conselho Administrativo.

A empatia, portanto, não se restringe a uma área ou departamento específico, mas permeia toda a estrutura corporativa como um pilar para o crescimento sustentável, produtividade e engajamento. 

É imperativo reconhecer que a empatia não é apenas um valor intangível; ela impulsiona a receita, amplifica a valorização de mercado e eleva a produtividade por colaborador, se estabelecendo como um pilar estratégico nos negócios.

 

Frente a esse cenário, te convido a uma reflexão e diálogo:

1. Em quais situações a falta de empatia já impactou negativamente os resultados da sua equipe ou organização, e como isso poderia ter sido evitado?
2. Quais dos 8 comportamentos empáticos você identifica como pontos fortes ou áreas para desenvolvimento no seu estilo de liderança?
3. De que forma a empatia poderia transformar a relação da sua empresa com clientes, colaboradores e a comunidade em que atua?

Referência: Belinda Parmar, CEO da The Empathy Business, ajuda a preparar líderes empresariais para um futuro no qual o mundo é movido por duas forças aparentemente opostas: empatia e tecnologia.

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
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