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DE EXECUTIVA A INVESTIDORA

DE EXECUTIVA A INVESTIDORA

Livia Brando, líder do hub de inovação aberta Wayra Brasil, aponta que o cenário phygital e o investimento corporativo em startups serão os próximos passos das companhias
Consumidor Moderno – A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE STARTUPS APONTA QUE APENAS 19,31% DESTAS EMPRESAS ESTÃO NO MODELO B2C. POR QUE AINDA VEMOS POUCAS DELAS ATUANDO COM OS CONSUMIDORES?

LIVIA BRANDO – A grande maioria das corporações tem facilitado as conexões com as startups para melhoria de processos, experiências e transformação digital. É onde se concentra a renda, tendo modelos SaaS, porque ali vão ter uma receita recorrente. Por outro lado, as soluções B2C têm crescido muito, como Rappi e Nubank, sendo cases internacionais. Mas podemos ver que não é fácil para o empreendedor que precisa de um crescimento de forma massiva e altas rodadas de investimento. É um movimento que acontece de forma natural e cada vez mais teremos mais startups em B2C.

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CM – COMO VOCÊ VÊ O ATUAL CENÁRIO DO MUNDO PHYGITAL E A RESSIGNIFICAÇÃO DO CONSUMO?

LB – Ele [conceito do phygital] está em melhorar a experiência do consumidor final. E existem vários exemplos surgindo como o Live Shopping, que está chegando muito forte aqui. Na Wayra, por ser um hub de inovação, pensamos em como aproveitar isso a favor do consumidor, por exemplo, na troca de chip de celular sem sair de casa. Estamos tentando utilizar o phygital para aproximar.

CM – QUAL DEVE SER O PRÓXIMO PASSO DA INOVAÇÃO NAS GRANDES EMPRESAS?

LB – Há muito espaço para ocupar na jornada de colaboração na inovação aberta e evoluindo para formas mais complexas, como Corporate Venture Capital (CVC). Atualmente, já existem em torno de 60 empresas atuando com CVC no Brasil, e este movimento vem se intensificando. Hoje, ninguém faz nada sozinho. Se a empresa quer lançar um novo produto, ela tem uma solução muito melhor e mais agilidade para lançar no mercado ao colaborar.

Quer assistir a esta entrevista na íntegra? Clique no botão abaixo e veja tudo no canal da Consumidor Moderno no YouTube.

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SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
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Editora-assistente
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Repórteres
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Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

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Camila Nascimento
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Revisão
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MARKETING
Coordenadora
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é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
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Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
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e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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